Infarto, diabetes e câncer. Todas essas doenças têm um risco aumentado em pacientes obesos, tornando a obesidade uma das condições mais perigosas para a saúde. Ela, além disso, é bastante frequente.
De acordo com um levantamento feito pela Lancet com dados de 2022, mais de um bilhão de pessoas viviam com obesidade em todo o mundo. E, segundo o Ministério da Saúde, apenas no Brasil, 6,7 milhões de pessoas viviam com a doença.
O grande erro da maioria dos tratamentos contra a obesidade é acreditar que ela pode ser tratada com técnicas isoladas, afirma a médica pós-graduada em Nutrologia com especialização em obesidade, Dra. Patrícia Santiago
Uma das maiores preocupações sobre a obesidade atualmente é a sua grande incidência em jovens, o que gera cada vez mais a necessidade de tratamentos mais eficazes. Para a médica pós-graduada em nutrologia com especialização em obesidade, Patrícia Santiago, o grande erro da maioria dos tratamentos contra a doença é acreditar que ela pode ser tratada com técnicas isoladas.
Os 5 segredos do combate à obesidade
Para esclarecer as maneiras de combater a obesidade, Patrícia revelou segredos fundamentais. Confira:
1 - Tratamento integral
O grande problema da obesidade é a dificuldade de recuperação que envolve todos os fatores, físicos, metabólicos e mentais. Portanto, de acordo com a médica, a chave para resolver a situação é adotar uma abordagem mais abrangente.
"A obesidade é multifatorial. Por isso, o seu tratamento não pode focar em apenas um aspecto; é importante que ele seja integral, que considere a alimentação, estilo de vida, fatores emocionais, etc, pois tudo isso está envolvido", destaca a especialista.
2 - Saúde mental
"Uma alimentação desregulada é, na maioria das vezes, fruto de um emocional desregulado. É o que chamamos normalmente de 'fome emocional', quando a comida deixa de ser apenas um meio para nutrir o corpo, para ser um meio de suprir as necessidades emocionais, mas isso nunca acontece totalmente. Por isso, a alimentação excessiva se torna um ciclo sem fim", explica.
3 - Hidratação
"Muito se fala sobre a alimentação para a perda de peso, mas poucas vezes se lembra da importância de beber a quantidade adequada de água. Manter um corpo bem hidratado é importante para ajudar no bom funcionamento do metabolismo, na queima de calorias e manter o corpo com um tônus adequado para a prática de atividades físicas", revela Patrícia.
4 - O que você está comendo
"Muitas pessoas levam a alimentação de forma aleatória, mas não deve ser assim. Principalmente quando se luta contra a obesidade, é importante saber o que vai comer, as quantidades, composição etc, para conseguir manter um bom equilíbrio e evitar excessos que muitas vezes vêm dessa falta de planejamento e observação na alimentação", aconselha a nutróloga.
5 - Sono de qualidade
"Dormir bem é o pilar para que seu corpo funcione bem, que tenha disposição para realizar exercícios físicos, que tenha um apetite adequado, que seu metabolismo esteja em um bom ritmo, entre outros benefícios que facilitam o controle do peso", afirma Patrícia Santiago.