Desnutrição e imunidade baixa: como o câncer de próstata de Ney Latorraca pode facilitar infecções graves

Ator morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, em decorrência de uma sepse pulmonar.

26 dez 2024 - 10h41
(atualizado às 10h42)
Morre Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro
Morre Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro
Foto: Estadão

O ator Ney Latorraca morreu na manhã desta quinta-feira, 26, aos 80 anos, em decorrência de uma sepse pulmonar, complicação associada ao agravamento de um câncer de próstata. O artista estava internado desde o último dia 20 na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.  

Diagnosticado com câncer de próstata em 2019, Ney Latorraca passou por uma cirurgia para remoção da próstata e permaneceu sem sinais da doença até agosto deste ano, quando enfrentou uma recidiva com metástases espalhadas por diversas regiões do corpo. Apesar de ter iniciado um novo tratamento, o quadro não apresentou melhora.  

Publicidade

Câncer de próstata pode causar sepse pulmonar?

Em conversa com o Terra Você, o responsável pelo centro especializado em oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,  Ariel Kann, ressaltou que não existe uma relação direta entre o câncer de próstata e a sepse pulmonar. 

“O que pode ter ocorrido foi que, em virtude do quadro avançado de câncer de próstata, o organismo se debilitou por desnutrição, piora da função do sistema imunológico, tempo de hospitalização, perda de força muscular, outras doenças previamente existentes no pulmão, entre outras coisas. E isso tudo facilitou uma infecção pulmonar levando a sepse”, explica Kann. 

Sendo assim, a sepse pulmonar tem relação com o quadro clínico de deterioração que o câncer provoca em fases avançadas.

Fragilidade do organismo

O médico conta que o principal desafio no tratamento da sepse pulmonar em pacientes com câncer é conseguir tratar o quadro infeccioso / sepse em pacientes que não estão com as funções orgânicas normais. De acordo com ele, isso torna o quadro mais complicado, já que para tratar um quadro infeccioso severo, é necessário estar com as defesas do corpo em condições.

Em “O Cravo e a Rosa“, Ney Latorraca interpretou Cornélio.
Foto: TV Globo

É possível prevenir?

O médico explica que para pacientes com câncer avançado, a prevenção envolve, principalmente, manter a doença sob controle, garantir uma boa nutrição e estar com a vacinação em dia. A prática regular de exercícios físicos também é fundamental, assim como evitar o tabagismo.  

Publicidade

No entanto, mesmo com todos esses cuidados, em estágios avançados do câncer, o risco de infecções ainda existe devido à fragilidade do organismo.

Nascido em Santos, litoral de São Paulo, em 1944, Ney Latorraca iniciou sua carreira artística aos 6 anos em uma radionovela da Record. Nos anos 1970, brilhou no teatro em peças como Hair, Jesus Cristo Superstar e A Mandrágora.

Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Foto: Globo/Nelson Di Rago / Rolling Stone Brasil

 Sua estreia na TV foi na Rede Tupi, com destaque em Beto Rockfeller (1968). Em 1975, chegou à Globo com a novela Escalada, construindo uma trajetória de 50 anos com sucessos como Memórias de um Gigolô, Grande Sertão: Veredas, TV Pirata e Vamp. No teatro, protagonizou ao lado de Marco Nanini O Mistério de Irma Vap, maior sucesso teatral brasileiro. Seu último trabalho foi em 2019, na série Cine Holliúdy, da Globo.

Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se