Hoje é o Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03), data que reforça a importância da prevenção das doenças orais. Entre os cuidados mais recomendados por especialistas, está a consulta ao dentista pelo menos uma vez ao ano. No entanto, dados do Ministério da Saúde mostram que os brasileiros não seguem essa recomendação: pelo menos 55% da população afirmam não fazer essas visitas regulares.
O problema da cárie
Entre os principais problemas que essa prática pode causar, está o surgimento da cárie. Um estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que a condição é o segundo problema mais prevalente no mundo. Atualmente, cerca de 60% a 90% das crianças em idade escolar possuem a doença.
A cárie é uma doença multifatorial que consiste em danos que afetam os dentes. A odontopediatra Ilana Marques, da clínica IGM Odontopediatria, ressalta que o problema se inicia com manchas brancas que significam uma desmineralização dos dentes e que, quando não tratadas, evoluem para cavidades que podem evoluir para a infecção dos canais dos dentes.
Importância da prevenção
O ideal é que os pacientes façam manutenções preventivas para que o problema seja visto no início e assim diminuindo os danos. Além disso, é importante seguir as orientações dos profissionais para além de receberem os procedimentos preventivos, também cuidarem da saúde bucal em casa.
"É preciso fazer uma higiene adequada, uso de pastas de dentes com flúor, escovas e fio dentais adequados, e principalmente uma alimentação inteligente", afirma a especialista.
De acordo com Ilana, é comum que a criança relaxe em alguns períodos, que ela tenha uma alimentação pior ou que esqueça de escovar os dentes. O mesmo pode acontecer com os adultos. No entanto, isso pode ser bem perigoso e pode ser um dos causadores da cárie.
"Quando consumimos alimentos perigosos como doces pegajosos e esquecemos de nos alimentar bem e cuidar da nossa saúde bucal, isso pode acarretar a doença cárie", explica a odontopediatra.
A especialista alerta ainda sobre a importância da prevenção, pois muitas vezes o paciente só vai perceber o problema quando começar a sentir dor. Nestes casos, a doença já está em um estágio muito avançado.
"O tratamento enquanto a lesão estiver em forma de mancha é conservador. Isso porque a mancha pode se tornar inativa adotando uma alimentação inteligente, escovação adequada, uso do fio dental e aplicação de flúor", destaca.
8 dicas para preservar sua saúde bucal
A especialista separou algumas dicas para manter a saúde bucal em dia. Confira:
1- Após refeição, escove os dentes: É importante que após cada refeição seja feita a escovação. Além disso, o ideal é que o último alimento ingerido não seja doce, para que a escova não esfregue o ácido do doce no dente;
3- Cuide da alimentação: Faça pelo menos 3 refeições diárias, pois isso ajuda na diminuição do consumo de guloseimas. Também prefira adicionar na dieta alimentos protetores, como as castanhas, os queijos e a pipoca de sal;
4 - Coma frutas: Na hora da sobremesa, as frutas devem ser sempre priorizadas ao invés dos doces. Isso porque, além de possuírem nutrientes, são mais fáceis de limpar nos dentes por não serem pegajosas como os doces;
5 - Faça visitas regulares a um dentista: A consulta com o profissional é fundamental para detectar possíveis problemas ainda no início. Portanto, é imprescindível ir anualmente ao dentista;
6. Evite bebidas adoçadas: Visto que o açúcar pode ser um grande inimigo da saúde bucal, procure dar preferência à água. Além disso, ao consumir qualquer bebida, inclusive sucos naturais, use canudos para diminuir o contato com os dentes;
7. Evite o álcool e o tabagismo: É sabido que o uso de álcool e tabagismo estão relacionados ao aparecimento do câncer bucal, pois são agressivos a mucosa oral. Este é mais um excelente motivo para evitar estes hábitos.
8. Use selantes nos molares: Os selantes são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados adicionados à superfície dos molares, o que também ajuda a prevenir a cárie.