Neste 18 de janeiro, é celebrado o "Dia do Riso”. Com a popularização da odontologia estética nos últimos anos, dois tratamentos capazes de transformar a cor e a forma dos dentes ganharam força no mercado: a lente de contato dental e as facetas de cerâmica.
A primeira consiste em um laminado (de resina ou porcelana) que é colado sobre os dentes. Já a faceta de cerâmica é uma “espécie” de lente de contato dental, só que mais grossa e que causa maior desgaste do dente durante a preparação para aplicar o material.
Segundo Adriano Rafael, cirurgião dentista com mais de 20 anos de experiência, "as facetas de cerâmica são aplicadas quando há necessidade de melhorar a estética dos dentes".
Foi o caso de Miriam Lise Macedo, de 76 anos, aposentada. A paciente de Adriano tinha a gengiva retraída, o que gerava muita sensibilidade, além de ter os dentes amarelados. Ela recorreu à aplicação da faceta tanto por estética quanto por saúde bucal. "Hoje, com os dentes mais claros, minha aparência está mais jovem, e a autoestima melhorou muito também, uma grande satisfação pessoal", afirma a aposentada.
As facetas, porém, não são recomendadas para todos, segundo o cirurgião dentista. Elas são adequadas para quem procura alterar cor, forma, tamanho ou certos aspectos da posição dos dentes. De acordo com o especialista, no entanto, "cada caso deve ser avaliado individualmente por um dentista, pois pode haver situações específicas onde não sejam a melhor opção."
O procedimento para aplicação de facetas de cerâmica geralmente não é doloroso, mas pode haver sensibilidade temporária após a colocação, devido à remoção de uma fina camada de esmalte dentário. A sensibilidade geralmente desaparece em até 2 meses.
"É importante tratar as facetas como os dentes naturais, evitando estresses excessivos como morder gelo ou abrir garrafas com os dentes. As facetas são fortes, mas ao mesmo tempo frágeis, e devem ser manuseadas com cuidado", alerta o dentista.
O custo das facetas de cerâmica pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, incluindo a localização, o profissional e a complexidade do caso. Em média, o preço pode variar de R$ 950 a R$ 3.000 por dente.