Talvez você já tenha ouvido que seu ronco é ensurdecedor ou sente que acorda cansado todos os dias. Nesses casos, é provável que há algum problema com seu sono. Mas quem tem apneia do sono, uma doença em que as pessoas param de respirar durante a noite – às vezes centenas de vezes - , pode sofrer com complicações mais sérias.
Segundo o Huffington Post, essas breves interrupções respiratórias interferem na qualidade de vida, mas nem sempre os sintomas são associados à doença. O problema pode afetar mais de 20 milhões de adultos, de acordo com a American Sleep Apena Association, que podem desenvolver diabetes ou depressão.
A seguir, veja os principais sintomas da doença.
Boca seca e dor de garganta
Nem todo mundo relaciona esse sintoma à apneia, mas a algum tipo de alergia ou resfriado. Acordar com boca seca e dor de garganta é uma das consequências mais comuns do problema.
Dor de cabeça matinal
Dores de cabeça frequentes pela manhã também podem ser sinal de apneia. Um estudo de 2001 mostra que 67% dos pacientes diagnosticados com distúrbios do sono acordam com dor de cabeça. Além disso, 81% das que roncavam com frequência foram diagnosticados com apneia.
Dificuldade para se concentrar
Uma noite de sono de qualidade e a boa concentração andam de mãos dadas. Então, se você tiver problemas para dormir provavelmente sua memória, aprendizado e atenção serão prejudicados.
Irritabilidade
A apneia do sono causa uma série de mudanças de personalidade, como mau humor ou falta de libido. Isso é reflexo das inúmeras interrupções respiratórias durante a noite.
Diabetes
A apneia do sono pode aumentar o risco de vários outros problemas de saúde, incluindo diabetes e obesidade.