Já imaginou beber o quanto quiser e não ficar bêbado? Pois cientistas da Universidade de Texas, nos Estados Unidos, criaram minhocas imunes aos efeitos do álcool e têm planos de testar a mesma técnica em ratos e, quem sabe em um futuro distante, nos humanos também. As informações são do site RT.
Os especialistas criaram minhocas resistentes ao álcool implantando vários tipos modificados das moléculas humanas que são responsáveis por levar o álcool ao cérebro e causar a intoxicação. Diversas células foram testadas até encontrarem a exata que permite aos animais evitarem a embriaguez e continuarem funcionando normalmente.
"Este é o primeiro exemplo de alteração das moléculas que são alvos do álcool em humanos e que previne a intoxicação alcóolica", explica Jon Pierce-Shimomura, responsável pelo estudo.
Ele afirma que os testes foram feitos com centenas de mutações de células e que o maior desafio era garantir que as funções neurológicas que regulam os níveis de sangue nas veias, trato urinário e respiração não fossem afetadas pelo álcool.
Nas minhocas, eles observaram que com as mutações genéticas eles continuavam se movendo de maneira normal e tinham abandonado a tendência de se enrolarem e ficarem mais lentos quando tinham grande concentração de álcool no corpo.
"Essa descoberta mostra um futuro surpreendente para os medicamentos e tratamentos usados no tratamento contra alcoolismo", diz o especialista.