Em longo prazo, estresse causa ataque cardíaco e derrame

Uma pesquisa mostrou que o problema pode ter efeitos irreversíveis em longo prazo

23 jun 2014 - 19h58
(atualizado às 19h59)
Pesquisadores fizeram análise de amostras de sangue de médicos que trabalham com altos níveis de estresse
Pesquisadores fizeram análise de amostras de sangue de médicos que trabalham com altos níveis de estresse
Foto: Getty Images

O estresse em longo prazo pode causar ataques cardíacos fatais e derrames, pois envia uma onda de adrenalina que faz com que o coração bombeie mais sangue e aumente o fluxo sanguíneo, como se o corpo entrasse em alerta. Além disso, o estresse causa o aumento dos glóbulos brancos e piora as inflamações nas artérias, que podem provocar um rompimento. As informações são do Telegraph.  

Publicidade

Um coágulo pode crescer em questão de minutos e, se obstruir completamente a artéria, causa um ataque cardíaco. O médico Matthias Nahrendorf e sua equipe do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School foram expostos a estresse crônico e tiveram enorme contagem de células brancas no sangue. Uma experiência em ratos também comprovou o fato.

"A exposição ao estresse psicossocial é um fator de risco para muitas doenças", disse Nahrendorf. "Para entender o impacto do estresse sobre o sistema imunológico humano, analisamos amostras de sangue de 29 médicos residentes que trabalham em uma unidade de terapia intensiva do hospital, em ritmo acelerado e com grandes responsabilidades”, continuou o médico. As amostras foram comparadas com outras colhidas nos dias de folga dos profissionais. O primeiro material estava com aumento de glóbulos brancos.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações