Falta de ingestão de líquidos aumenta casos de pedras nos rins

1 jun 2013 - 19h16
(atualizado às 19h16)
Ingestão deve ser de dois a três litros por dia
Ingestão deve ser de dois a três litros por dia
Foto: Getty Images

Milhares de novos casos de pedras nos rins surgem a cada ano pelo desconhecimento ou negação da necessidade de beber três litros de água por dia, de acordo com consultor cirurgião urológico no Hospital Geral de Southampton, Bhaskar Somani. Segundo ele, a falta de conscientização sobre os perigos da desidratação foi responsável pelo aumento anual de pacientes com cálculos renais, principalmente entre jovens na faixa dos 20 anos. As informações são do Daily mail.

"O número de pessoas admitidas no hospital sofrendo dor e desconforto devido a pedras nos rins está aumentando entre 5% e 10% cada ano", disse ele. "Na última década, o número de internações hospitalares por cálculos renais no Reino Unido aumentou em 63%”, completou.

Publicidade

As pedras nos rins se desenvolvem quando os cristais de sal se reúnem em pedaços e não são enviados para fora do corpo, devido à falta de hidratação adequada, e se instalam nos tubos urinários. O problema pode causar dor abdominal e na virilha e, em muitos casos, só pode ser corrigido com cirurgia.

O médico afirmou que todos os adultos devem beber entre dois e três litros de água por dia, enquanto os pacientes com cálculo precisam ingerir mais de três litros. 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se