Você dorme bastante, tem uma boa alimentação, mas sua cabeça insiste em doer? A goma de mascar pode ser o problema. De acordo com uma pesquisa feita por cientistas do Centro Médico Meir, em Israel, 87% dos adolescentes que mascam chiclete sofrem de dores de cabeça regulares e enxaqueca. As informações são do Daily Mail.
O estudo foi feito com 30 pacientes entre 6 e 19 anos, que tinham dores de cabeça e mascavam chiclete diariamente. O desafio era abandonar o hábito por um mês. Após esse período, 26 relataram melhora significativa após deixar o chiclete de lado e 19 relataram que a dor sumiu completamente.
“Vinte dos pacientes que melhoraram voltaram a marcar a goma, mas todos relataram uma recaída imediata e volta dos sintomas”, explicou Nathan Watemberg, líder do estudo.
Dores de cabeça podem surgir na infância e se tornam mais frequentes durante a adoslescência, especialmente entre as meninas. As causas comuns são estresse, cansaço, falta de sono, calor, jogos de vídeo, barulho, luz solar, tabagismo, falta de refeições e menstruação. Mas até agora não existia uma pesquisa médica que comprovasse a relação entre chiclete e enxaqueca.