Entre as questões sociais em pauta na novela "Terra e Paixão" estão o abuso de substâncias lícitas, violência doméstica e o preconceito com pessoas com albinismo. Esse último tópico é retratado pela história de Cristian (Felipe Melquiades), filho de Lucinda (Débora Falabella) e Andrade (Ângelo Antônio).
Na trama das nove da Globo, o pequeno Cristian é alvo de bullying na escola e já começou a demonstrar resistência em ocupar o ambiente. Esse problema deve ser aprofundado na história de Walcyr Carrasco, mas, por ora, entenda a condição.
O que é albinismo?
Albinismo é um tipo de distúrbio genético caracterizado pela ausência parcial ou total de melanina no corpo. A melanina é a responsável pela coloração da pele, pelos e olhos, por isso as pessoas com tal condição parecem tão brancas.
Outro ponto importante é que o distúrbio tem caráter hereditário, ou seja, é passado pelos pais que possuem o gene recessivo, à criança. Mas nem sempre os genitores manifestam o problema, caso dos personagens de Débora Falabella e Ângelo Antônio.
Quais os tipos de albinismo?
A condição é dividida em dois tipos:
- Ocular: atinge apenas os olhos e geralmente é seguida de problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia, estrabismo, movimento irregular dos olhos e fotofobia.
- Óculo-cutâneo: é quando atinge também a pele e os cabelos. Segundo o Ministério da Saúde, a exposição ao sol é o principal problema nesses casos porque poucos minutos podem até causar queimaduras de 2º e 3º graus. Em caso de exposição prolongada e diária, há risco de desenvolver lesões como câncer de pele.
Qual o tratamento para albinismo?
Albinismo não tem cura, mas pessoas com o distúrbio precisam adotar alguns cuidados para evitar maiores complicações. Algumas medidas indicadas são acompanhamento frequente com oftalmologista e dermatologista, evitar a exposição solar direta ou indireta, usar óculos escuros com proteção contra os raios solares, acessórios como chapéus com abas e protetor solar.
Portador do albinismo óculo-cutâneo, Felipe Melquiades costuma aparecer em cena com roupa de manga comprida e boné. Nas redes sociais, o intérprete de Cristian celebrou a representatividade na novela. "Estou muito feliz por representar os albinos do Brasil", ressaltou em um vídeo.