Um terço dos trabalhadores do Reino Unido é afetado por depressão e estresse por causa do trabalho. O psiquiatra londrino Tom Stevens elaborou algumas dicas de como lidar com o problema. Segundo ele, a cultura de trabalho – apoio e relacionamentos – ajudam a prevenir a depressão. No entanto, essas orientações nem sempre ficam esclarecidas. As informações são do site Female First.
Outro fator que influencia as taxas atuais, segundo Stevens, é a quantidade de autonomia profissional. Médicos com menos controle sobre a carreira, por exemplo, sofrem mais estresse com os que conseguem tomar as próprias decisões.
Os locais de trabalho, segundo ele, precisam ser revistos com responsabilidade pelas empresas. A escolha das pessoas para integrar uma equipe também deve ser feita com cautela. Para o funcionário, o conselho é: se tiver relações de má qualidade com os colegas, é melhor conseguir um novo emprego.
Os funcionários podem ajudar a detectar quadros de depressão entre os colegas. Perda do entusiasmo, redução nas atividades sociais, fadiga, distúrbios do sono e humor estão entre os sintomas. Quando a depressão está mais grave a capacidade de trabalho é afetada.