Não basta apenas fazer o básico, ou seja, quem almeja resultados por meio da musculação precisa estar atento com as novidades dessa área. Assim, há uma dúvida para quem preza pela sua vida física ativa: dor muscular no pós-treino denota bom resultado?
Dor muscular no pós-treino não se associa com ganhos positivos
Estudos demonstram que a maioria das lesões relacionadas ao esporte são contusões, luxações ou estiramentos e não necessariamente estão relacionadas à intensidade de um treinamento.
"O desconforto muscular de início tardio pós-exercício é resultado de um processo inflamatório desencadeado pela sobrecarga mecânica nos músculos. Esse desconforto pode surgir algumas horas após o exercício físico e atingir sua intensidade máxima entre 24 e 72 horas depois e persistir por até uma semana", disse o especialista em fisiologia do exercício Felipe Kutianski.
Felipe adiantou que a musculatura do corpo humano trabalha por adaptações gradativas, o que tende a ofertar uma melhora do tônus muscular e também da eficiência funcional. Em longo prazo, é comum sentir menos desconforto após o treino, mas isso não significa que o exercício não gera resultado, o que pode ser que o treino esteja sendo efetivo.
"Há algumas evidências científicas que apontam para um melhor resultado no aumento de ganho muscular nos treinos sem dores, principalmente de característica metabólica. Ainda assim, é importante analisar caso a caso", ponderou.
Palavra final
Há as classificações de leves, moderadas e graves conforme os sintomas apresentados em cada lesão. "Não é indicado sair tomando remédios para desconforto muscular sem saber ao certo com seu médico o que ocorreu", terminou Felipe Kutianski.