Dor na virilha: ortopedista explica o que pode causar o desconforto

A rigidez e a dor na virilha podem ocorrer em qualquer idade, gerando desconforto. Especialista alerta para possibilidade de osteoartrose

15 nov 2022 - 08h07
(atualizado em 16/11/2022 às 16h26)
Dor na virilha
Dor na virilha
Foto: Shutterstock / Sport Life

A dor na virilha pode ser bastante incômoda, mas, geralmente, é difícil compreender quais as suas causas. Para ajudar a entender melhor as razões da dor, o médico ortopedista especialista em quadril e formado pela PUC-RS, Dr. David Gusmão, explica o que pode causar o desconforto na virilha.

Sabe quando você viaja muitas horas de carro e, ao finalmente sair do veículo, sente a virilha puxando? Segundo o médico, essa dor costuma ter origem, na maioria das vezes, na articulação do quadril. Além do incômodo, a dor pode indicar um problema de saúde.

Publicidade

Dor na virilha pode indicar osteoartrose

David também contou que, assim como outras articulações que carregam o nosso peso, os quadris podem estar em risco de desenvolver artrose ou "desgaste" (osteoartrose), a forma mais comum desta doença. Um sintoma seria dor na virilha. "Os ossos do quadril são revestidos por um tecido muito liso e macio, a cartilagem articular. Esta está nas extremidades de seus ossos, que ajuda a sua articulação do quadril a deslizar suavemente, e pode desgastar", explica o médico.

"Se há um histórico familiar da doença, o paciente torna-se mais suscetível. Outros fatores de risco incluem idade avançada, obesidade e alguma lesão que force a cartilagem do quadril. O desenvolvimento de osteoartrose pode igualmente aparecer em pacientes fora dos fatores de risco", revela David.

O ortopedista adverte que a dor pode não estar restrita à virilha. De acordo com ele, podem surgir outros desconfortos nas coxas ou nádegas quando se acordar pela manhã. "As dores podem ser mais fortes quando o paciente estiver em movimento e devem melhorar quando em descanso. Se o paciente não receber tratamento para osteoartrose do quadril, a sua condição ficará pior e até em descanso não haverá alívio da dor", adverte.

Ainda segundo o médico, a presença do impacto femoroacetabular (pequena alteração de formato dos ossos do quadril que ocorrem na pré adolescência) também pode ser um fator de risco para pacientes jovens e pessoas ativas.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se