Se você usa o TikTok, provavelmente já se deparou com vídeos marcados com a hashtag #dryjanuary. Neles, as pessoas contam suas experiências sobre como é ficar sem consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro — por isso Dry January.
Mas afinal, o que é esse movimento? Por que aderir à campanha de ficar sem álcool, seja em janeiro ou em qualquer período, pode ser benéfico para sua saúde física e mental? Você aprende a seguir.
Saiba que 2024 tem um tom pisciano que exige cuidado e atenção redobrados com a saúde mental e excessos, principalmente no uso de álcool, além de medicamentos e drogas sintéticas.
O que é Dry January?
O desafio Dry January, que foi traduzido como "janeiro seco", ganhou popularidade desde seu lançamento em 2013. Na época, a britânica Emily Robinson se inscreveu para sua primeira meia maratona, que aconteceria em fevereiro.
Para melhorar seu treinamento, ela optou por abdicar das bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro. Os resultados foram surpreendentes, com Robinson perdendo peso, tendo um sono de melhor qualidade e sentindo mais energia para sua corrida.
Essa iniciativa, que era mais comum na Europa e nos Estados Unidos, está ganhando adeptos no Brasil. Não se limitando apenas a janeiro, mas estendendo-se ao longo do ano.
Veja aqui 24 Hábitos Saudáveis para você incluir na sua rotina em 2024 e transformar a sua vida para sempre.
Os resultados do Dry January
Para auxiliar aqueles que planejam ficar sem consumir álcool, o governo britânico lançou o aplicativo Try Dry, que ajuda no acompanhamento do consumo de álcool. estabelece metas pessoais e fornece informações úteis, como o número de calorias economizadas e o dinheiro poupado ao não beber.
Os efeitos desse projeto podem ser observados a longo prazo, como evidenciado por uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, que constatou que:
- mais de 70% das pessoas que participaram do desafio continuaram a beber de forma mais consciente após seis meses.
- 7 em cada 10 pessoas também reduziram seu consumo de álcool
- uma parte significativa daquelas que anteriormente bebiam em níveis prejudiciais agora está em uma categoria de baixo risco
Dica: experimente tomar kombucha no lugar de drinks alcoólicos e sinta todos os benefícios da bebida.
Adianta pausar o consumo de álcool e depois retornar?
Um estudo publicado na revista médica BMJ Open indicou que essa mudança temporária de hábitos pode criar espaço para a formação de novos comportamentos. Como experimentar eventos sociais de maneira diferente, o que pode levar a uma diminuição do consumo de álcool.
Além disso, os benefícios da sobriedade, como a perda de peso e a melhora do sono e dos níveis de energia, podem incentivar as pessoas a não retomarem completamente os hábitos anteriores ao Dry January.
Porque ficar sem álcool é bom
Deu para perceber que existem muitos benefícios de dar um tempo na bebida, seja em janeiro, aproveitando a motivação do Ano Novo e dando um tempo após os prováveis excessos nas festas de fim de ano, seja em qualquer mês do ano.
Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) já esclareceu, não existe um nível seguro de consumo de álcool para a saúde.
Abaixo, listamos algumas razões pelas quais ficar sem álcool por um período pode ser benéfico para sua saúde física e mental:
- Autoconhecimento: Dar um tempo no álcool permite entender como seu corpo reage na ausência dessa substância, como você se diverte sem ela e inclusive avaliar se existe algum tipo de vício.
- Saúde mental: A abstinência de álcool pode revelar se o consumo estava afetando negativamente sua saúde mental, já que o álcool deprime o sistema nervoso central e pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais.
- Detox no corpo: A pausa no consumo de álcool pode ajudar seu corpo a se desintoxicar. Veja aqui como fazer detox.
- Maior produtividade: Sem ressacas, é possível acordar mais cedo e aproveitar melhor o tempo livre, focando em atividades mais saudáveis ou melhorando seu desempenho em esportes.
- Estabilidade emocional: Com o tempo, seu sistema neurológico pode se estabilizar, resultando em uma sensação de felicidade, disposição e humor mais equilibrado.
Por fim, é importante ressaltar que a intenção não é impor a eliminação total do consumo de bebidas alcoólicas, mas, sim, conscientizar sobre os riscos associados ao álcool e apresentar uma alternativa menos prejudicial à saúde.
O post Dry january: por que ficar sem álcool pode ser bom para sua saúde apareceu primeiro em Personare.
Personare (conteudo@personare.com.br)
- A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.