Quando se trata de dor, há diversas maneiras de aliviar o desconforto. Mas, geralmente, sempre fica a dúvida: é melhor aplicar gelo ou usar uma bolsa térmica? Para ajudar a entender qual é a melhor abordagem, conversamos com o médico ortopedista Dr. David Gusmão, especialista em quadril.
O calor e o frio são métodos bastante comuns no tratamento de articulações que sofrem com artrose e outras condições dolorosas. Segundo David, há momentos específicos para utilizar essas técnicas de forma eficaz.
Quando aplicar calor sobre a dor?
Quando um paciente sente dores após um longo período de caminhada ou exercícios físicos de média/baixa intensidade, é recomendável aplicar calor na região como método de relaxamento muscular, orienta o ortopedista.
"Isso pode ser feito através de uma bolsa de água quente colocada sobre a área afetada ou até mesmo desfrutando de um banho quente relaxante", indica o médico. Isso porque o calor ajuda a relaxar os músculos e proporciona alívio para as articulações doloridas.
A conduta também se aplica a dores que surgem em articulação com artrose no início do dia, quando o corpo estava mais frio, ou ao final de um dia longo de trabalho e atividades.
E quando recorrer ao gelo?
Por outro lado, quando há um quadro inflamatório agudo, como ocorre após um trauma ou atividades físicas muito intensas, o ideal é recorrer ao frio. O profissional ressalta que é importante proteger a pele e não aplicar gelo diretamente no local, para evitar danos.
"Em situações de corridas intensas, jogos esportivos ou exageros em atividades físicas, é aconselhável aplicar uma bolsa de gelo envolvida em um pano sobre a articulação mais afetada imediatamente após a atividade. O frio ajuda a reduzir o inchaço e controlar a inflamação, proporcionando alívio", acrescenta David.
Acompanhamento médico é indispensável
É importante destacar que cada caso é único. Por isso, a escolha entre o uso de calor ou frio para aliviar a dor deve se basear na avaliação médica e nas condições específicas do paciente. Por isso, é fundamental consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para obter um diagnóstico preciso e orientações adequadas.
O especialista enfatiza ainda que essas técnicas de aplicação de calor ou frio são complementares. Portanto, elas podem atuar em conjunto com outros tratamentos, como fisioterapia, medicamentos e exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura do quadril.
Com essas informações, você poderá tomar decisões mais conscientes sobre o alívio da dor no quadril e desfrutar de uma vida mais confortável e ativa, conclui o médico.