É possível, sim, emagrecer durante a menopausa 

O nutrólogo Renato Lobo explica o que acontece com o corpo da mulher nessa fase

6 jan 2025 - 06h40
Resumo
A menopausa pode desencadear ganho de peso devido às mudanças hormonais e devida aos impactos na saúde.
É possível sim emagrecer durante a menopausa
Video Player

A menopausa é uma fase importante e marcada pelo final da menstruação, pode ocorrer entre os 45 a 55 anos, e desencadear vários problema. Um deles é o ganho de peso. 

De acordo com uma pesquisa publicada em fevereiro deste ano, chamada Weight Gain in Midlife Women (Ganho de peso em mulheres de meia-idade), as mulheres de meia-idade vivenciam mudanças relacionadas ao envelhecimento, menopausa e estilo de vida que favorecem o ganho de peso. 

Publicidade

Renato Lobo, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia e  pós-graduado em Medicina Esportiva, revela que os hormônios têm um papel fundamental quando se trata de emagrecimento. 

“A menopausa é caracterizada pela diminuição de alguns hormônios, como a desidroepiandrosterona (DHEA), precursora do estrogênio e da progesterona, e a testosterona. Eles ajudam a estimular o metabolismo. E quando estão desequilibrados, se torna mais difícil queimar calorias e ter ânimo para fazer atividade física”, esclarece o especialista.  

De acordo com o estudo, essas mudanças hormonais na menopausa também influenciam a distribuição da adiposidade corporal e aumentam a adiposidade central. 

“Ou seja, a mulher tem mais ganho de gordura visceral, que fica em torno dos órgãos abdominais. E o pior não é nem a estética. A gordura pode elevar as chances da pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e até câncer”, alerta Renato Lobo. 

Conforme o especialista em nutrologia, é possível perder peso durante a menopausa. “O primeiro passo é dosar os hormônios, por meio de exames de sangue, para saber quais estão desequilibrados. Pode ser necessário uma abordagem multidisciplinar para prescrever uma reposição hormonal, criar planejamento nutricional e físico”, conclui Renato Lobo, que explica melhor sobre o emagrecimento na menopausa no vídeo. 

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações