É preciso pausar uso de Ozempic antes de exames médicos; veja quais

Tratamento com Ozempic deve ser pausado antes de procedimentos e exames médicos que envolvem o uso de anestesia

12 set 2023 - 13h02
(atualizado às 17h12)

Quem faz tratamento com Ozempic precisa estar atento aos requisitos para uma série de exames e procedimentos médicos. Isso porque, seguindo as novas orientações e recomendações das Sociedades Brasileira de Anestesiologia (SBA) e de Diabetes (SBD), quem faz uso dos análogos do GLP-1 precisa pausar a medicação antes de procedimentos cirúrgicos e alguns exames, como endoscopia, que precisam de anestesia e sedação.

É preciso pausar uso de Ozempic antes de exames médicos; veja quais -
É preciso pausar uso de Ozempic antes de exames médicos; veja quais -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com as novas diretrizes, é recomendado suspender determinados fármacos como Liraglutida, Dulaglutida / Tirzepatida / Lixisenatida e Semaglutida. O período de suspensão deve ser entre 2 e 21 dias, de acordo com a orientação médica.

Publicidade

Ozempic

O Ozempic é uma opção de tratamento para a diabetes tipo 2. Apesar disso, ele tem sido usado para a perda de peso nos últimos anos. Isso graças à semaglutida, substância presente no medicamento. 

Trata-se de um análogo do hormônio GLP-1, sintetizado no intestino. Ele tem como uma de suas funções reduzir a quantidade de açúcar no sangue após as refeições. Além disso, sinaliza ao cérebro que o estômago está saciado. 

O efeito do hormônio produzido pelo nosso corpo dura apenas alguns minutos, enquanto o da semaglutida se prolonga durante a semana, reduzindo a fome do paciente em longo prazo. Porém, este efeito de emagrecimento não está previsto na bula do medicamento. 

Alerta

"Se você faz uso de alguma dessas medicações como o Ozempic e está tendo efeitos colaterais adversos mesmo que não listados na bula ou precisa passar por um procedimento cirúrgico, converse imediatamente com o seu médico e siga corretamente as orientações", diz a médica cardiologista e intensivista Dra. Thalita Merluzzi.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações