Efeito platô: nutricionista revela 4 dicas para voltar a evoluir

Durante a jornada de emagrecimento é normal estagnar em algum momento; saiba como reverter

26 jul 2023 - 17h02
(atualizado às 21h53)

São vários os obstáculos quando o assunto é emagrecer, não é mesmo? Quem costuma aparecer em meio a esse objetivo é o efeito platô, conhecido por deixar a perda de peso estagnada. Mas que fazer contra esse efeito? O nutricionista Matheus Motta revelou quatro dicas simples para acabar com esse problema.

Efeito platô - Shutterstock
Efeito platô - Shutterstock
Foto: Sport Life

4 truques para acabar com o efeito platô

Revisão da alimentação

"É importante analisar o que está sendo consumido e fazer ajustes na dieta. Isso pode incluir a redução da ingestão de calorias, o aumento da variedade de alimentos consumidos e a adoção de escolhas mais saudáveis, como alimentos ricos em nutrientes e fibras", sugeriu Matheus.

Publicidade

Mudança de exercícios físicos

Além disso, uma nova modalidade pode oferecer benefícios para sua saúde. "Caso o corpo se acostume com uma determinada sequência, pode levar ao efeito platô. Experimente, portanto, diferentes tipos de atividades físicas, intensidades e períodos de treinamento. Afinal, isso ajuda a quebrar essa estagnação e impulsionar a perda de peso", detalhou Motta.

Manutenção do stress

"Ele tem potencial para afetar negativamente os esforços de perda de peso. Dessa forma, encontrar maneiras de lidar com este vilão, como praticar técnicas de relaxamento, meditação ou atividades prazerosas, é fundamental para superar o efeito platô", disse o nutricionista.

Sono em dia

"A falta de sono adequado pode influenciar negativamente os níveis de energia e o metabolismo, afetando os resultados da perda de peso. É importante garantir qualidade e quantidade suficientes para promover o bem-estar geral", concluiu Matheus Motta.

Fonte: nutricionista do programa Vigilantes do Peso Matheus Motta.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações