A atriz Elaine Mickely, de 43 anos, publicou um stories do leito de uma cama de hospital revelando que passou por uma cirurgia de emergência na última segunda-feira (1). Em uma operação que durou 5 horas, Mickely retirou o útero por causa de um mioma e alguns cistos no canal reprodutivo.
"Meu útero estava de 3 a 4 vezes maior do que o tamanho normal de um útero. Consequentemente, você tem que tirar as trompas também. Eu estava com um mioma muito grande e alguns cistos", disse. "Estava ficando anêmica, meu ferro sempre em reposição, devido à quantidade do fluxo sanguíneo. Isso poderia acarretar em algo muito grave. Melhor a gente prevenir do que chegar a um ponto extremo".
Elaine passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na retirada do útero e do colo do útero. Segundo o ginecologista Marcelo Cavalcante, a cirurgia é indicada em diversas situações, sejam elas malignas ou benignas. No último caso, as causas mais comuns são tumores no útero, como os miomas.
"Já em condições malignas, geralmente o procedimento é indicado para pacientes com câncer de endométrio - camada interna do útero - ou em condições iniciais de câncer de colo uterino, onde o câncer é localizado no colo do útero", pontua Cavalcante em entrevista dada ao Terra em agosto de 2023.
Segundo o médico, a a principal mudança causada pela cirurgia na mulher é a incapacidade de gerar uma vida. "Mas essa mulher ainda pode ter filhos, desde que ela tenha permanecido com os ovários, assim podendo optar por uma 'barriga solidária', ou seja, o embrião é gerado com os seus óvulos e os espermatozoides do parceiro ou doador, sendo transferido para o útero de substituição".
Elaine já é mãe de 2 filhos: Luma, de 21 anos, e Luigi, de 20, frutos do seu casamento de 24 anos com o apresentador César Filho. Agora sob os cuidados da filha mais velha, Elaine se recupera da cirurgia.