Entenda as vantagens e segredos do aparelho invisível

Dentista explica quais os benefícios e quem pode utilizar o aparelho invisível, técnica mais confortável de alinhamento dos dentes

14 jan 2023 - 15h04
(atualizado em 16/1/2023 às 23h02)
Entenda as vantagens e segredos do aparelho invisível
Entenda as vantagens e segredos do aparelho invisível
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

É muito comum que, em algum momento da vida, mas principalmente na infância, nós tenhamos que procurar alguma forma de corrigir o alinhamento dos dentes. Geralmente, o método mais utilizado é o aparelho ortodôntico convencional, que pode causar diversos desconfortos - tanto estéticos quanto funcionais. Dessa maneira, o aparelho invisível surge como uma excelente alternativa para quem deseja ter um sorriso alinhado e saudável.

Vantagens

A professora assistente na Universidade de São Paulo (USP) e especialista em dentística na Clínica Gen, Dra. Gabriela Nicolellis, destaca as principais vantagens do aparelho invisível: estética, conforto e previsibilidade e rapidez do tempo de tratamento. "Outra grande vantagem é a facilidade de higiene dos dentes já que não existem fios e brackets", acrescenta.

Publicidade

Como usar o aparelho invisível

No entanto, ela ressalta que, para atingir um bom resultado no tempo esperado, é importante usar o aparelho por, pelo menos, 20 horas por dia. É possível tirar o aparelho invisível para as refeições, mas é importante guardá-lo sempre em uma case apropriada. A especialista reforça que nunca é recomendado "guardar" em um guardanapo. "Pois em algum momento vai para o lixo", brincou. Além disso, deve-se higienizar as placas adequadamente.

Quem pode usar um aparelho invisível?

De acordo com a especialista, esse método de correção dentária não tem contraindicações. "O aparelho invisível é indicado para todo paciente que possui algum tipo de má oclusão, inclusive para crianças", afirma. Isso não exclui a importância de uma investigação prévia. "É importante passar em uma consulta de avaliação inicial com um cirurgião dentista de confiança e fazer uma documentação ortodôntica. Assim o dentista saberá indicar qual o aparelho mais adequado ao paciente", informa a Dra. Gabriela.

Por fim, a profissional reforça que não existe milagre com o uso do aparelho invisível. "Se o paciente tem dificuldade em usar o tempo necessário, a movimentação dentária não ocorrerá de forma adequada e prevista. Nesse caso, o mais indicado é o uso de aparelho fixo convencional", afirma. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações