Entenda como a Covid-19 entrou no cérebro de pessoas que têm problemas de memória até hoje

Pesquisadoras brasileiras revelam como o coronavírus pode afetar a memória, levando a uma inflamação cerebral e desencadeando a chamada "Covid longa".

20 ago 2024 - 15h46
(atualizado às 15h50)
@Shutterstock
@Shutterstock
Foto: Minha Vida

Muitas pessoas que tiveram Covid-19 relatam ter ficado com problemas de memória meses após contrair a doença. Mas por que isso aconteceu? Qual é a relação entre o vírus e os problemas de esquecimento?

Para responder a essa dúvida, um estudo liderado por pesquisadoras da UFRJ e da Unirio oferece novas pistas sobre como o vírus pode ter afetado o cérebro dessas pessoas. Com o apoio de 25 cientistas e financiamento da Faperj, a pesquisa foi publicada na revista Cell Reports, trazendo à tona descobertas que podem mudar o rumo dos tratamentos e ajudar a entender melhor os impactos da Covid-19 na função cognitiva.

Publicidade

O MinhaVida deu mais detalhes sobre esse estudo e entrevistou Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury, que esclareceu a possível ligação entre Covid e problemas de memória. Acompanhe!

Leia mais: COVID longa pode se manifestar em até 200 sintomas; veja se você tem algum dos principais

Estudo explica como a Covid-19 entrou no cérebro das pessoas

Esse estudo, realizado pela UFRJ em parceria com a Unirio, explicou como a perda de memória, um dos efeitos mais relatados entre as pessoas que contraíram Covid-19, pode ser melhor compreendida pela ciência. A pesquisa, conduzida por 25 cientistas, foi feita da seguinte forma:

...

Publicidade

Veja mais

Veja também

Entenda como a Covid-19 entrou no cérebro de pessoas que têm problemas de memória até hoje

O paninho que fica na sua pia pode ser um dos itens mais perigosos da cozinha. Especialista revela o que ele pode causar

A estranha relação que a sua esponja de cozinha pode ter com dor de garganta e diarreias: especialista explica

Conheça os alimentos que mais causam má digestão

Banho de assento para infecção urinária: veja 4 opções mais indicadas

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações