Você sempre termina o dia com aquela dor de cabeça incômoda e já não sabe mais o que fazer? Pior: há quadros de enjoos, vômitos e tonturas? Você pode estar sofrendo de enxaqueca, uma doença sub-diagnosticada em todo o mundo - de acordo com o Ministério da Saúde.
Segundo o órgão, se estima que apenas uma minoria dos pacientes consulta médicos para diagnóstico e tratamento. “Dor de cabeça é um sintoma muito comum, mas nem todas as dores de cabeça são enxaquecas”, avisa.
A condição é a sexta doença mais incapacitante do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, acomete cerca de 15% da população. Mulheres são as mais afetadas.
O que é enxaqueca?
É um tipo de cefaleia (dor de cabeça) latejante em um ou nos dois lados da cabeça. Ela pode ser dividida em quatro fases, que veremos logo mais. É importante reforçar que nem todos os pacientes que sofrem com enxaqueca manifestaram todas as fases.
O que causa enxaqueca?
É uma doença multifatorial, mas há algumas causas já conhecidas, como: insônia, jejum por longos períodos, estresse, fumo, consumo de álcool, chocolate, café em excesso.
Sintomas
Como vimos acima, a enxaqueca pode ser dividida em quatro fases: premonitória, aura, cefaléia e resolução. Em cada momento, há manifestações diferentes de sinais e sintomas. Entenda:
Premonitória: Fase em que inicia a crise de enxaqueca e onde os sintomas e sinais podem ser percebidos. Há fadiga, bocejo, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, avidez por doce.
Aura: Nessa fase, há manifestações bem localizadas, que surgem de maneira gradual. Aqui, uma aura (alterações na visão e dores de cabeça fortes e constantes) ocorre em um dos lados do corpo. Possui duração entre 5 a 60 minutos cada aura.
Cefaleia: Nesse momento os sintomas ficam mais incômodos e há uma forte dor latejante em um lado da cabeça. Nesse pico, outros sintomas podem surgir, como náuseas, vômitos, incômodos com a luz, sons e cheiros. A fase pode durar até 72 horas, ocorrendo várias vezes por mês ou apenas eventualmente.
Resolução: É a última fase e pode durar até 48 horas. Após a dor de cabeça intensa passar, sensações da primeira fase podem tornar a aparecer, como dificuldade de concentração, sonolência ou uma dor de cabeça residual.
Tipos
De acordo com estudos realizados pela Sociedade Internacional de Cefaleia e pela Sociedade Brasileira de Cefaleia, há mais de 150 tipos de enxaqueca diferentes. No entanto, há algumas mais comuns, como a Com Aura e Sem Aura.
Enxaqueca com aura
Aqui, os pacientes costumam apresentar sintomas neurológicos antes da dor de cabeça começar. A sensação é incapacitante e existem outras manifestações como manchas coloridas, pontos cegos, sensação de formigamento, confusão mental, sensação que as coisas ao redor estão girando, entre outros.
Enxaqueca sem aura
É a “enxaqueca comum”. Não há sintomas neurológicos antecedentes à dor. Aproximadamente 70% das pessoas que se queixam de dores de cabeça têm enxaqueca sem aura.
O que é bom para aliviar a enxaqueca?
Sofrer com essa dor é terrível, mas felizmente há formas de aliviar o enxaqueca e diminuir o estresse. Lembre que é importante consultar um médico, justamente para indicar caminhos mais assertivos.
Remédios
É a solução mais prática e rápida. Isolados ou em conjunto, os medicamentos podem aliviar os sintomas. Tente analgésicos e anti-inflamatórios. Anticonvulsivantes também podem ser usados em quadros onde existem náuseas e vômitos.
Tomar água e fazer refeições leves
Esse passo deve ser seguido não somente para aliviar a enxaqueca. Uma boa hidratação pode ajudar a manter o corpo saudável e sem dores. Lembre também que comidas mais pesadas, especialmente de noite, comprometem o metabolismo. Por isso, opte por receitas mais leves.
Descansar em local escuro e silencioso
Já que a exposição a luzes fortes é um grande causador da dor, é natural que procuremos um ambiente mais escuro para aliviar. A claridade estressa e, portanto, um local com menos informações e sons pode ajudar a relaxar. Escolha o melhor lugar na sua casa e aproveite! Ah, evite telas de celular e computador nesses momentos.
Diferenças entre dor de cabeça e enxaqueca
Como garante o Ministério da Saúde, nem toda dor de cabeça é, de fato, enxaqueca. As enxaquecas podem ter se tornado ainda mais frequentes durante a pandemia. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 45,6% dos trabalhadores em regime home office entrevistados relataram alterações de humor.
Dor de cabeça
A dor de cabeça é um sintoma bastante comum. Quem nunca sentiu? Ela pode ser causada por estresse, ansiedade e até gripe.
Enxaqueca
É uma doença neurológica e necessita de um diagnóstico médico.