Com a proximidade do verão a busca por métodos milagrosos que ajudam a reduzir a gordura abdominal aumenta. Apesar do processo não ter fórmula mágica, ele pode ser mais simples do que se imagina. Isso porque adotar hábitos equilibrados como uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável e sono correto é fundamental para o sucesso desse objetivo.
A gordura é o resultado do acúmulo de tecido adiposo em áreas específicas do corpo. É o caso do abdômen, dos quadris e das coxas, por exemplo. Sua causa principal se liga ao excesso calórico obtido a partir de um padrão alimentar rico em açúcares e gorduras. Além disso, outros fatores como sedentarismo, alterações hormonais e predisposição genética também influenciam na reunião de gordura.
O nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, explica que a gordura abdominal se associa a maiores riscos de doenças como as cardiovasculares e a diabetes tipo 2. "A gordura abdominal, especialmente a gordura visceral, que se acumula em torno dos órgãos, impacta no desenvolvimento de condições metabólicas graves."
Público afetado
O especialista também esclarece que alguns indivíduos podem ser mais propensos a acumular gordura. "Pessoas com predisposição genética, mulheres na fase pós-menopausa devido à queda de estrogênio, pessoas com hábitos alimentares inadequados e estilo de vida sedentário estão mais predispostos a reunir gordura abdominal".
Dicas para perder gordura abdominal
- Adote uma alimentação equilibrada, rica em fibras, proteínas e gorduras boas.
- Pratique exercícios físicos regularmente, com ênfase em treinos aeróbicos e de força.
- Durma bem e reduza o estresse, pois esses fatores influenciam no acúmulo de gordura.
- Evite bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados.
Atividades físicas
Os exercícios que mais se indicam para essa finalidade são os aeróbicos, que possuem alto gasto calórico. Boas opções para se investir são atividades como corrida, bicicleta e natação. Além disso, treinos de musculação que envolvem grandes grupos musculares auxiliam no aumento do gasto calórico, acelerando o metabolismo e proporcionando a perda da gordura abdominal.