Preta Gil (47) usou as redes sociais para contar que precisou ser internada novamente após receber alta. A artista vive uma batalha contra um câncer de intestino desde janeiro de 2023, e mostra como é feito seu tratamento, usando uma bolsa de infusão.
Em entrevista à CARAS Brasil, o médico oncologista Jorge Abissamra explica que o tratamento que Preta Gil faz é considerado moderno. A artista consegue continuar a quimioterapia de sua casa, através da bolsa de infusão.
"A bolsa de infusão é um dispositivo moderno que evita que o paciente tenha que ficar internado para fazer químio, ele dá a oportunidade do paciente fazer a infusão em casa, durante até 72h, dando mais conforto e permitindo que o paciente esteja num ambiente mais saudável e com menos chance de infeções como é o hospital."
Apesar do conforto, o tratamento ainda possui alguns efeitos colaterais. Na última quinta-feira, 7, por exemplo, Preta Gil usou as redes sociais para dizer que estava sentindo enjoos devido à quimioterapia. Abissamra diz que essa reação é comum em pacientes que passam pelo processo.
SAIBA OUTROS EFEITOS COLATERAIS COMUNS PARA PACIENTES QUE FAZEM QUIMIOTERAPIA
- náuseas;
- vômitos;
- mal estar;
- alopecia (queda de cabelo);
- mucosites (lesões aftosas na mucosas);
- diarreia;
- parestesias (formigamentos nas mãos e pés).
O especialista acrescenta ao dizer que, atualmente, há meios para tratar cada um dos efeitos. "Existem remédios específicos que podem tratar cada um desses efeitos e devem ser tomados de acordo com a orientação médica, porém uma alimentação equilibrada, repouso e acompanhamento psicológico pode auxiliar nesses sintomas."