Esqueça esses mitos que dizem sobre queda de cabelo

Profissionais da rede de clínicas Sabalk tiram as dúvidas a respeito da queda capilar

4 mai 2024 - 06h40
(atualizado às 10h45)
Resumo
Muitos mitos ainda existem sobre queda capilar, sendo estes descartados especialistas. Entre eles estão: lavar os cabelos todos os dias não faz o cabelo cair, usar bonés não causa queda de cabelo, raspar ou cortar os cabelos não faz com que fortaleçam, calvície tem tratamento e queda de cabelo é hereditária.
Esqueça esses mitos que dizem sobre queda de cabelo
Video Player

Existem alguns mitos que ainda são muito comuns sobre a queda capilar. Os especialistas já descartaram alguns deles. Vamos ver quais são esses mitos?

Lavar o cabelo todo dia faz o cabelo cair

Mito. Amanda Oliveira, biomédica especialista em Estética Avançada da rede de clínicas Sabalk, diz que pelo contrário, lavar o cabelo todo dia faz bem aos fios, pois o couro cabeludo precisa sempre estar muito bem limpo e oxigenado, o ideal é lavar o couro todos os dias, ou dia sim dia não. Desta maneira favorecemos a circulação sanguínea da região e a obstrução dos poros.

Publicidade

Boné faz o cabelo cair

Também é mito. Não há estudo que comprova que o uso de boné causa queda nos cabelos, explica Amanda. Mas é certo dizer que o uso frequente de boné contribui para o aumento da oleosidade, caspa e até dermatites, pois o abafamento causa a proliferação de microorganismos que inflamam o couro cabeludo e resultam na queda.

Raspar ou cortar os cabelos fortalece os fios

Outro mito. Paula Domingos Losinno, fisioterapeuta dermatofuncional da Sabalk, esclarece que raspar ou cortar os cabelos não influencia no folículo piloso, no máximo, irá fazer os fios nascerem mais grossos dando a falsa sensação de aumento da densidade.

Calvície não tem tratamento

Mito puro. Hoje existem diversos tratamentos para homens e mulheres, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico. Sendo o medicamentoso muito importante para impedir a progressão da perda capilar.

Queda de cabelo é hereditária

Aí é apenas meio mito. Para Paula Domingos Losinno, quedas com o diagnóstico de Alopecia Androgenética por exemplo, tem origem genética e hereditária. Entretanto, nem sempre significa necessariamente que a calvície se manifestará.

Publicidade

Dicas para a saúde capilar

• Evite manter por longos períodos o cabelo preso, isso aumenta a pressão sobre os folículos capilares, deixando os fios mais fáceis de se romperem.

• Evite dormir com o cabelo úmido, isso favorece a proliferação de bactérias e fungos.

• Óleo essencial de alecrim: Estudos mais recentes revelam que o alecrim ajuda diretamente contra a queda capilar. De acordo com os estudos, seus efeitos possuem ação de melhoria na circulação. Massageie uniformemente no couro cabeludo após o banho.

• A bardana (Arctium Lappa) é uma planta medicinal, muito utilizada para tratamento de inflamações, infecções na pele, acne, oleosidade, úlceras, melanoma e uma série de enfermidades, por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes é indicada para queda de cabelo. Basta comprar as folhas em uma casa de produtos naturais, preparar o chá e após esfriar colocar na misturinha do shampoo e levar os cabelos frequentemente.

• Evitar submeter o couro cabeludo a temperaturas muito quentes. Excesso de sol, água muito quente e secador muito próximo a raiz, o calor em acesso pode gerar inflamação do couro cabeludo o que resulta na queda, aumento da oleosidade e afinamento dos fios.

Publicidade

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações