O cominho, um tempero popular em diversas culinárias do mundo, serve para muitas coisas além de realçar o sabor dos pratos. Essa especiaria milenar, originária do Irã e da região mediterrânea, possui diversas propriedades que beneficiam a saúde, desde a melhora da digestão até o controle do colesterol.
A especiaria é ideal para temperar carnes, legumes, grãos, sopas, curry, fajitas e até mesmo para aromatizar bebidas como o licor de cominho. As pequenas sementes marrom-escuras do cominho também podem ser usadas inteiras ou moídas em pó.
Veja quais os seus benefícios a seguir:
Benefícios do cominho para a saúde
O cominho auxilia na digestão dos alimentos, aliviando desconfortos como dispepsia, gases e inchaço. Um estudo recente comprovou a eficácia do extrato de cominho no controle de sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).
Outra vantagem da especiaria é que ela combate a inflamação e a oxidação. Devido aos seus compostos carminativos, o cominho atua como anti-inflamatório no trato digestivo. Seus antioxidantes combatem os radicais livres, melhorando a saúde celular.
Isso sem falar sobre as pesquisas que demonstram que o cominho em pó, quando consumido com iogurte, reduz o colesterol LDL ("ruim") e os triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol HDL ("bom").
Dicas para incluir o cominho na dieta
Para quem quer incluir o cominho na dieta, o recomendado é começar adicionando pequenas quantidades em pó aos pratos favoritos. Experimente temperar carnes, legumes, grãos, sopas e ensopados com cominho.
Também dá pra adicionar cominho em pó à sua dose de iogurte para um toque saboroso e saudável.
O cominho é um tempero saboroso e nutritivo que pode ser facilmente incorporado à dieta. Está esperando o que para começar?