Estado grave de saúde de Faustão pode antecipar transplante de coração do apresentador. Detalhes

Faustão está internado há 17 dias em hospital de SP e agora aguarda um transplante de coração. O estado de saúde do apresentador pode levar a uma prioridade

22 ago 2023 - 10h58
(atualizado às 11h18)
Faustão: gravidade do quadro de saúde do apresentador pode antecipar transplante de coração.
Faustão: gravidade do quadro de saúde do apresentador pode antecipar transplante de coração.
Foto: Divulgação, Band / Purepeople

Faustão segue internado há 17 dias no Hospital Albert Einstein em São Paulo e aguarda na fila do SUS para um transplante de coração em decorrência de insuficiência cardíaca. Dono de uma fortuna avaliada em bilhões de reais, o apresentador de 73 anos pode ver o longo tempo para o transplante ser encurtado em decorrência do seu estado de saúde.

Segundo o jornal "O Globo", a fila para receber um coração novo respeita a entrada no cadastro do Sistema Único de Saúde. Acontece que alguns pacientes podem receber primeiro o novo órgão de acordo com a gravidade do quadro, que pode chegar a três condições segundo nota técnica emitida em 2021 pelo Ministério da Saúde.

Publicidade

Um desses três aspectos é se o paciente corre risco de morte. "O paciente com prioridade máxima é aquele que precisa de um retransplante agudo. Ou seja, ele foi transplantado e um mês depois teve algum problema grave relacionado ao transplante, como rejeição aguda. Em seguida, estão pacientes com ECMO", relatou Stephanie Rizek, especialista em transplante do coração.

Internação de Faustão: fila para transplante pode sofrer mudanças. Entenda

Na chamada "condição 2" se apresentam os pacientes com uma espécie de "coraç...

Veja mais

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações