Refrigerante é uma bebida sem nenhum valor nutricional e conhecida por ser caloria uma vazia. Constituída principalmente por açúcar. Além desses detalhes, um estudo publicado pela JAMA afirma que tomar um refrigerante por dia é capaz de gerar o desenvolvimento de gordura no fígado.
Entenda como que um refrigerante por dia desenvolve gordura no fígado
Ao todo, as 98,7 mil mulheres, que foram acompanhadas, 6,8% tomavam refrigerante diariamente, e 13,1% consumiram uma ou mais bebidas açucaradas. Ambas as turmas apresentaram uma prevalência maior de câncer no fígado, o que culminou com 270 casos e 148 mortes de doença hepática grave.
Sendo assim, o consumo de um refrigerante por dia simplesmente eleva a chance do crescimento de gordura no fígado. Conhecida como esteatose hepática gordurosa não alcoólica.
Essa doença é conhecida por causar a infiltração de gordura nas células do fígado, responsável pela degeneração de suas células. E, também, na evolução para a falência do órgão.
Quadro nacional
Os perigos citados pela pesquisa da JAMA reforçam o alerta para os brasileiros. O motivo são os dados COVITEL 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), pesquisa telefônica realizada pela Vital Strategies com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas).
Esse levantamento ouviu 9 mil brasileiros de todas as regiões e acusou que 17,8% da população consome regulamente refrigerantes e sucos artificiais, a obesidade atinge 22,8 da população, o sobrepeso 56,8%, e em 10,3% a diabetes.