Uma rotina de exercícios é indispensável para quem deseja emagrecer. No entanto, não basta apenas treinar: é preciso traçar estratégias focadas na perda de peso.
Antes de qualquer coisa, é preciso estar vigilante, pois na musculação existem alguns mitos. "Um deles é que exercícios podem emagrecer, e principalmente podem diminuir a barriga", afirma Gustavo Barquilha, educador físico e mestre em Ciências do Movimento Humano.
Isso não quer dizer que você deva abandonar a academia - muito pelo contrário. Segundo o educador físico, o foco deve ser os exercícios que aumentam o seu gasto calórico.
"São exercícios básicos e complexos, onde você tem um número maior de grupamento muscular envolvido ou de carga envolvida - isto é, mais peso por exercício. Eles são ideais para quem quer emagrecer", explica o educador físico.
3 exercícios para emagrecer
Gustavo ensina três exercícios que vão te ajudar a perder peso e atingir sua meta na balança. Confira:
1 - Thruster
O thruster é um movimento complexo, que combina o movimento de agachamento com o desenvolvimento frontal livre, com barra ou com halter. "Pela combinação dos diferentes grupamentos musculares, ele se torna um exercício com alto gasto calórico. Ele é complexo e exige um nível bom de condicionamento da pessoa, principalmente para conseguir executar o exercício com perfeição", salienta o profissional.
- Posicione os pés numa distância confortável;
- Foque na curvatura da lombar;
- Ative os músculos do core;
- Use os ombros para manter o halter paralelo ao ombro;
- Faça o movimento de forma lenta.
2- Levantamento terra
O levantamento terra está entre os exercícios mais básicos e com maior gasto calórico na musculação. Por isso, ajuda muito quem deseja emagrecer. Conforme Gustavo, ele é básico porque trabalha diversos grupamentos musculares.
Além disso, ele trabalha também os estabilizadores do nosso corpo e permite você levantar altas cargas nesse exercício. "Porém, é um exercício avançado, e você precisa também de um bom nível de mobilidade e força nos músculos estabilizadores", destaca.
- Dica: pegue a barra de forma invertida para colocar mais peso;
- Foque em não perder a curvatura da lombar;
- Aquecimento é fundamental.
3 - Remada cavalinho
Já a remada cavalinho é um exercício fantástico para quem quer aumentar sua força, principalmente na puxada, pois envolve dorsais, bíceps e posterior de ombro. "Mas ele também tem um alto gasto calórico, porque você tem que trabalhar vários grupamentos musculares para estabilizar o movimento", afirma o mestre em Ciências do Movimento Humano. Com isso, a remada cavalinho também auxilia no processo de emagrecer.
- Mantenha os pés firmes e estabilizados no chão;
- Mantenha a curvatura natural da lombar;
- Não movimente a coluna durante o exercício.
Na prática
Gustavo colocou em prática cada um dos exercícios ensinados. Confira: