Uma falsa médica foi condenada a prestar 2 anos de serviços comunitários e a pagar cerca de R$ 42 mil à justiça australiana depois de enganar mais de 240 mil seguidores no TikTok e no Instagram com vídeos em que se passava por uma especialista na área clínica.
"Dr. Dalya”, como ficou famosa na internet, tinha 30 anos e sempre aparecia nas filmagens usando jaleco e estetoscópio enquanto oferecia conselhos de saúde a seus seguidores.
Dalya Karezi, porém, não possuía nenhuma qualificação médica formal. Ainda assim, falava sobre diferentes tópicos de saúde, como fertilidade, HIV, nutrição e outros. Alguns vídeos da falsa médica chegaram a ganhar mais de 15 milhões de views no TikTok.
Não bastasse a mentira digital, Karezi chegou a assumir o cargo de coordenadora de projetos em duas instituições de saúde australianas. Ela enviou e-mails fornecendo um falso endereço e afirmando possuir títulos em medicina, medicina reprodutiva e obstetrícia-ginecologia. As contas dela foram suspensas das redes sociais.