Faustão: médicos falam sobre chances de sobrevivência após transplante de coração

Apresentador está internado desde 5 de agosto e já foi incluído na fila única de transplantes

21 ago 2023 - 15h13
(atualizado às 15h47)
Faustão foi incluído na fila única de transplantes para receber um novo coração
Faustão foi incluído na fila única de transplantes para receber um novo coração
Foto: Metropolitana FM

Em tratamento para insuficiência cardíaca, condição com que o apresentador Fausto Silva foi diagnosticado em 2020, Faustão foi incluído na fila única de transplantes para receber um novo órgão.

O último boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Eisten informa que o quadro de insuficiência cardíaca de Faustão apresentou uma piora e que o apresentador precisará de um transplante.

Publicidade

Caio Ribeiro, coordenador de Cardiologia do hospital Vila da Serra, explica que a insuficiência cardíaca é um quadro no qual o coração, que funciona como uma bomba de sangue para os órgãos, está com a sua função prejudicada, e não consegue bombear o sangue de forma adequada.

“Isso gera sintomas como cansaço, falta de ar, inchaço. Em casos mais severos pode levar à disfunção de outros órgãos, como os rins e o fígado. Quando não é possível reverter o quadro com medicamentos, é indicada a cirurgia de transplante de coração", diz o especialista.

De acordo com Alexandre Galvão, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o transplante só é indicado para pacientes com insuficiência avançada. Mesmo que o tempo de espera pelo novo órgão demore entre 12 e 18 meses, as chances de sobrevivência são grandes.

O paciente transplantado, porém, precisará passar por acompanhamento especializado pelo resto da vida. Quanto aos efeitos colaterais, Alexandre garante que os riscos são a rejeição hiperaguda, sangramento e disfunção do órgão transplantado, além de riscos de rejeição e infecção devido à imunossupressão.

Publicidade

Internado, Faustão pede oração e diz que 'o chefe lá em cima decide' Internado, Faustão pede oração e diz que 'o chefe lá em cima decide'

No momento, Faustão encontra-se em diálise e necessita de medicamentos para bombear o coração. Ele está afastado da TV desde junho deste ano. Vale lembrar que, no passado, Fausto Silva já realizou uma operação bariátrica, tipo de cirurgia que é benéfico para o controle de hipertensão e diabetes, dois agravadores de insuficiência cardíaca.

Segundo o Hospital do Coração (HCor) cerca de 40 mil pessoas estão à espera de um transplante de órgão no Brasil. Alguns pacientes, é claro, podem ser considerados casos preferenciais, a depender de quanto tempo o paciente está no cadastro e como a equipe médica avalia seu quadro.

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Orgãos (ABTO) mostraram que, apenas no ano de 2018, somente 23% das pessoas que precisam de transplante são atendidas e recebem um novo coração. 

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se