Dizem que o ano só engrena mesmo depois do Carnaval, que geralmente acontece nos meses de fevereiro ou março. E entre o fim do carnaval e a Páscoa, passamos pelo período da quaresma — momento de introspecção, reflexão, reavaliação e preparação para a morte e o renascimento, cuja nova vida é simbolizada pelo ovo de Páscoa. Você já ouviu falar na Faxina pré-Páscoa?
Neste mesmo período que antecede a Páscoa, iniciamos o Ano Novo Astrológico, com a entrada do Sol no signo de Áries, que traz a força para novos inícios, ao mesmo tempo em que entramos no Outono, a estação em que as árvores deixam ir as antigas folhas para a preparação do novo florescimento.
Assim, sob diversos aspectos, é bem forte neste momento a energia de fechamento do velho ciclo e a abertura de uma nova fase.
Qual significado da morte na Páscoa?
A morte e o renascimento trazidos pela Páscoa não significam uma morte literal, mas indicam que morremos e renascemos para o que vivemos ao longo do ciclo que passou, e que percebemos já não nos servir mais.
Sonhar com morte também está ligado a transformações - entenda aqui.
Assim, podemos levar para o novo ciclo somente o que ficou de aprendizado e positivo, abrindo espaço para que o novo possa entrar e a nova vida comece.
Neste momento que antecede a morte e o renascimento, aquilo que não está sendo positivo em nossas vidas tende a se manifestar com mais nitidez em nosso dia a dia, seja nos relacionamentos, no trabalho, na saúde ou mesmo em sentimentos desagradáveis que surgem aparentemente sem um motivo específico.
Crises sinalizam oportunidade de crescimento
É interessante ficarmos atentos aos problemas e desafios que aparecem nesta época, pois eles nos dão pistas das mudanças necessárias para um novo ciclo mais harmonioso.
Brigas e conflitos afetivos, por exemplo, podem nos indicar aspectos que precisam ser revistos e conduzidos de uma nova maneira dentro da relação, ou mesmo nos levar a questionar se é positivo levá-la diante. Veja aqui como lidar com a decepção amorosa.
A mesma reflexão se aplica ao trabalho e às relações profissionais ou até em outras áreas da vida. Reflita:
- O que os conflitos e desafios revelam?
- Será que estou percebendo as coisas e me colocando de forma muito dura ou passiva demais?
- Será que é isso mesmo que eu quero daqui para frente? É dessa maneira que quero continuar conduzindo as coisas?
- Se não, o que eu realmente desejo?
- O que posso mudar em minha visão e atitudes para promover transformações positivas?
Faxina pré-Páscoa
Faça uma faxina pré-Páscoa em todos os níveis: material, emocional e mental, seja em relação a objetos, nosso corpo, pessoas, relações, comportamentos, hábitos, padrões emocionais e/ou mentais, e assim vai.
Isso reforça a abertura de espaço para o novo, criando um ambiente interno e externo mais propício para as mudanças se concretizarem.
Que você possa aproveitar esse momento para finalizar o velho ciclo e se preparar para o novo que entra de forma consciente, leve e suave! Se precisar de ajuda, estou aqui.
O post Faxina pré-Páscoa: por que e como aproveitar o período de transformações apareceu primeiro em Personare.
Ceci Akamatsu (ceciakamatsu@gmail.com)
- Terapeuta Energética, faz atendimentos à distância pelo Personare. É a autora do livro Para que o Amor Aconteça, da Coleção Personare.