Fim da pandemia da covid? Entenda decisão da OMS sobre emergência de saúde

Diretora técnica responsável pelo combate ao coronavírus, Maria Van Kerkhove explica o que significa a decisão

5 mai 2023 - 13h04
(atualizado às 13h17)
Brasil viu escalada na ocupação de leitos em 2020 e 2021 por causa da covid
Brasil viu escalada na ocupação de leitos em 2020 e 2021 por causa da covid
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

A sexta-feira, 5 de maio de 2023, ficará marcada na história: a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC, na sigla em inglês) da pandemia do coronavírus. A pergunta que fica é: isso significa que a covid não é mais uma pandemia? A resposta, porém, não é tão simples.

Há dois meses, em vídeo publicado no canal da OMS, a diretora técnica responsável pelo combate à covid-19, Maria Van Kerkhove, explicou que uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC) e uma pandemia são duas coisas um "pouco diferentes".

Publicidade

"Na situação da covid, estamos tanto em uma emergência de saúde pública de interesse internacional quanto em uma pandemia. Embora tenhamos ouvido o diretor falar sobre a capacidade do mundo de se unir e acabar com a emergência este ano, em 2023, ainda podemos estar em uma pandemia por algum tempo, porque esse vírus está aqui conosco para ficar", afirmou, na época.

Segundo ela, uma PHEIC é o alerta máximo que a OMS pode dar à luz do Regulamento Sanitário Internacional. No caso da covid, foi declarado em 30 de janeiro de 2020.

Ele é definido como "evento extraordinário determinado a constituir risco de saúde pública para outros estados através da disseminação internacional de doenças e potencialmente requerer uma resposta internacional coordenada". "A definição implica que a situação é grave, repentina, incomum ou inesperada", destacou Maria.

O Regulamento Sanitário Internacional, de 2005, é um acordo jurídico internacional entre 196 países. Ele tem como objetivo, segundo a OMS, "ajudar a comunidade internacional a prevenir e responder a riscos agudos de saúde pública que têm o potencial de cruzar fronteiras e ameaçar pessoas em todo o mundo".

Publicidade

Quanto ao conceito de pandemia, cientistas divergem. Para Maria, uma pandemia ocorre quando "um novo vírus está afetando a população mundial". "É muito difícil definir quando você atinge um estado em que um novo vírus é uma pandemia", falou.

"A ideia de declarar uma emergência de saúde pública de importância internacional é coordenar ação imediata antes do evento se torna ainda maior e, potencialmente, se tornar uma pandemia", explica.

No anúncio feito nesta sexta, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que embora tenha declarado fim da emergência, a covid não deixou de ser uma "ameaça à saúde global". "Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes", falou.

Tedros também pediu que os países não baixem a guarda. "O que esta notícia significa é que é hora de os países fazerem a transição do modo de emergência para o gerenciamento da covid, junto a outras doenças infecciosas."

Publicidade

Relembre outras emergências de saúde pública (PHEIC)*

2009-2010: Influenza (H1N1).

2014-atual: Poliovírus.

2014-2016: Ebola na África Ocidental.

2016-2016: Vírus Zika.

2019-2020: Ebola na República Democrática do Congo (Kivu e Ituri).

2020-2023: Novo coronavírus.

2022-atual: Mpox (varíola dos macacos)

*Instrumento de declaração de emergência criado pela OMS só em 2005

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se