H1N1: saiba mais sobre o vírus que levou Silvio Santos ao hospital

Transmissão da doença ocorre por gotículas respiratórias expelidas; veja quais são os sintomas

18 jul 2024 - 12h13
(atualizado às 18h07)

Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias se intensificam, e o H1N1, também conhecido como gripe suína, preocupa especialistas. Em 2009 e 2010, o vírus foi responsável por uma pandemia global, e agora, dados do Ministério da Saúde indicam um aumento significativo nas internações por H1N1 no Brasil.

Silvio Santos está com boa saúde, garantiram suas filhas mais velhas em entrevistas
Silvio Santos está com boa saúde, garantiram suas filhas mais velhas em entrevistas
Foto: Lourival Ribeiro/SBT

E uma das vítimas mais recentes do vírus é o apresentador Silvio Santos, de 93 anos. O SBT emitiu um comunicado informando que, apesar da internação, o dono da emissora está bem. "O SBT informa que Silvio Santos está com H1N1. Ele está sendo medicado no Hospital e está bem. Agradecemos o carinho de todos."

Publicidade

Caso você não saiba, o H1N1 é um subtipo do vírus Influenza A, que causa a gripe. Ele se diferencia de outros subtipos por apresentar as proteínas hemaglutinina (H1) e neuraminidase (N1). A transmissão ocorre por gotículas respiratórias expelidas ao falar, tossir ou espirrar, e pelo contato com superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas do H1N1?

Febre alta e tosse seca são os sintomas mais comuns desse vírus. Confira abaixo a lista completa de como a doença pode se manifestar: 

  • Febre alta (acima de 38°C)
  • Tosse seca
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares e nas articulações
  • Fadiga
  • Falta de apetite
  • Coriza ou congestão nasal
  • Em casos graves, náuseas, vômitos e diarreia

De acordo com especialistas, o H1N1 pode ser grave para qualquer pessoa, mas apresenta maior risco para idosos acima de 65 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares ou renais ou pacientes com imunodepressão.

Como se prevenir?

O Ministério da Saúde orienta que qualquer pessoa com os sintomas da gripe procure um médico para avaliação e diagnóstico. O tratamento do H1N1 é feito com medicamentos antivirais, que devem ser tomados o mais rápido possível após o início dos sintomas.

Publicidade

Para se prevenir da doença, o ideal é lavar as mãos com frequência com água e sabão por pelo menos 20 segundos, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, usar álcool em gel se não houver água e sabão disponíveis, evitar contato com pessoas doentes e vacinar-se contra a gripe.

As vacinas das campanhas atuais do SUS são trivalentes e protegem contra os tipos de vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os vírus de maior importância epidemiológica, de acordo com a OMS. A vacina contra influenza é produzida no Brasil pelo instituto Butantan. Na rede privada, há também a vacina tetravalente, que contém uma cepa adicional de Influenza B, e a tetravalente Efluelda.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se