A Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos, destacou a cúrcuma como um alimento extraordinário para combater o processo de deterioração humana.
Em uma publicação no site Harvard Health Publishing, o autor Robert H. Shmerling explica que seu consumo pode ser feito diariamente e os efeitos benéficos podem ser observados a partir da sexta semana.
De acordo com especialistas da Universidade, esta espécie aromática, que pertence à mesma família do gengibre, auxilia na prevenção da perda muscular, dores ósseas e problemas de memória.
Também chamado de açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou turmérico, a cúrcuma é uma raiz com propriedades medicinais, com ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
A curcumina, composto ativo encontrado na Curcuma longa, pode trazer benefícios como redução da dor, melhora da saúde cardiovascular e cognitiva e prevenção de doenças neurodegenerativas — como o Alzheimer, por exemplo.
Além disso, a cúrcuma tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol), cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e doses de proteína e fibras.
Formas de consumo
A nutróloga Marianna Magri explica que a parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, especialmente para temperar comidas.
Infusão de cúrcuma: coloque 1 colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixe repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, depois de amornar, beba até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.
Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia. No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o problema a tratar.
Gel de cúrcuma: misture uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e, em seguida, aplique sobre as inflamações da pele, como a psoríase.
Vitamina de cúrcuma
A nutróloga também dá uma dica de vitamina para a ingestão de cúrcuma no dia a dia:
Ingredientes:
- 250 ml (2 xícaras) de leite de coco ou leite de amêndoas ou leite de castanha de caju ou leite de aveia;
- 1 colher de chá de açafrão ou cúrcuma (bem rasa);
- 1 pitada de pimenta preta (moída na hora);
- ¼ de chá de canela em pó (somente a ponta);
- Adoçar com stévia a gosto.
Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no fogo médio para ferver.
Contraindicação
Marianna Magri orienta que apesar de ter vários benefícios para saúde, a cúrcuma é contraindicada para pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido a pedra na vesícula. Na gravidez ou lactação, ela só pode ser utilizada sob orientação médica.