Em 2023, as principais causas de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) no Brasil foram hérnia de disco e dor lombar, conforme dados do Ministério da Previdência Social.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede esse benefício quando um trabalhador precisa se afastar do serviço por mais de 15 dias devido a doença, sendo necessário uma perícia médica para sua concessão.
Mais de 2,5 milhões de trabalhadores obtiveram esse benefício no ano, sendo a hérnia de disco responsável pelo afastamento de 51,4 mil beneficiários. Considerando também transtornos de discos lombares e intervertebrais, que estão subdivididos em duas Classificações Estatísticas Internacionais de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CIDs), as concessões totalizam 89,2 mil casos.
A dor lombar ficou em segundo lugar, com 46,9 mil trabalhadores afastados. Outras condições como mioma uterino, fratura no punho, pedra na vesícula, episódios depressivos, ansiedade, apendicite, AVC e infarto também figuram entre as principais razões para afastamento do trabalho.
Ranking das 15 doenças que mais geraram benefícios por afastamento temporário
1º Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (Hérnia de Disco)
2º Dor lombar baixa (Dor na Lombar)
3º Leiomioma do útero (Mioma no útero)
4º Fratura da extremidade distal do rádio (Fratura no Punho)
5º Outros transtornos de discos intervertebrais (Hérnia de Disco)
11º Lumbago com ciática (dor na coluna lombar)
12º Fratura na perna incluindo tornozelo
13º Fratura de outros dedos