Vídeo responde dúvidas sobre cuidados com a pele, cabelo e colágeno oral, destacando a importância de desmistificar fake news de beleza.
Preciso reaplicar o protetor solar? Lavar o cabelo todo dia faz mal? Quando o fio cai é sinal de calvície? O colágeno oral funciona? Essas e outras perguntas são respondidas no vídeo pela médica Ana Letícia Coimbra Papastamatiou, na Clínica Nova Anália Estética Avançada.
A especialista, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e pós-graduada em Medicina Estética pela Faculdade BWS - Instituição Pele Saudável (SP), explica que algumas fake news sobre beleza podem fazer com que a pessoa deixe de lado passos importantes do skincare.
“Por exemplo, a pele branca e a negra têm necessidades específicas e mancham de formas diferentes. Não basta apenas aplicar um protetor solar. A pele negra precisa de uma camada a mais, um protetor solar com cor, para prevenir as manchas provocadas pela luz azul, emitida por celular, computador e tablet”, garante.
Outra dúvida é sobre a queda capilar. Ana Letícia explica que não tem como saber se a condição é temporária, como o eflúvio telógeno, ou se é mesmo calvície.
“É importante procurar um especialista assim que notar o excesso de fios pela casa ou falhas no couro cabeludo para um diagnóstico certeiro. Mesmo com uma queda temporária pode ser preciso tratar para que não se prolongue”, argumenta.
Ela também levanta outra questão: o colágeno oral. “Realmente é uma polêmica, tem gente que indica o uso oral, outros, não. A verdade é que o colágeno oral pode trazer algum tipo de benefício, principalmente quando não se consegue ingerir a quantidade adequada de proteína por meio da alimentação. Quando consumido, o organismo prioriza seu envio para os locais do corpo que julga estar precisando mais. E não exatamente o seu rosto, por exemplo. Por isso, se o que a pessoa deseja é mais firmeza facial, geralmente orientamos injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno, e até tecnologias, como o Ultraformer, aparelho que promove lifting facial sem cortes”, conclui.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.