Inverno chegando: saiba como se proteger das doenças respiratórias

Especialista explica como prevenir o aparecimento de alergias e doenças respiratórias que são típicas do outono-inverno

20 jun 2023 - 11h01
(atualizado às 22h52)

O outono e a proximidade do inverno trazem preocupação para as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, pois é justamente nesse período que costuma aumentar a incidênciade problemas como gripe, rinite e asma. Isso ocorre devido às temperaturas mais baixas e as oscilações do clima, que reduzem a umidade do ar e aumentam a poluição.

As doenças respiratórias do outono/inverno podem causar desde sintomas leves, como dor no corpo ou na cabeça, cansaço, tosse, coriza e febre, até aqueles mais graves, como pneumonia ou insuficiência respiratória, por exemplo. Por isso, é importante consultar um médico assim que surgirem os primeiros sinais. 

Publicidade

"O diagnóstico é, na maioria das vezes, clínico, com consulta médica, além de exames físicos. Em algumas situações, análises laboratoriais e de imagem também podem ser necessárias", explica Dra. Carolina Aranda, alergista e imunologista da Fleury Medicina e Saúde.

Tratamento e prevenção

De acordo com a especialista, em casos mais leves, utiliza-se remédios para combater os sintomas como febre e dor. Já os graves precisam de tratamentos específicos. No entanto, algumas ações como evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, ajudam a reduzir o risco de infecção. 

Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e, se necessário, utilizar soro fisiológico para hidratar as narinas, que ficam mais ressecadas e suscetíveis aos alérgenos, vírus e bactérias. 

"A secreção nasal tem a função de proteger as vias aéreas. Quando há alterações na consistência, a eliminação dos microorganismos é afetada. Com isso, as alergias ficam mais graves e as bactérias e vírus conseguem se multiplicar com facilidade.", ressalta a médica. 

Publicidade

Reforce sua proteção

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também é fundamental para a prevenção da doença. "Por se tratar de um vírus com transmissão respiratória, de fácil contágio e que sofre mutações com facilidade, é imprescindível manter a imunização em dia", alerta. 

Como o vírus da gripe sofre mutações, a vacina é atualizada anualmente. Portanto, é necessário tomá-la uma vez por ano. Segundo Carolina, o outono é a estação ideal para isso, pois precede um período em que há alta incidência de doenças respiratórias e buscas por atendimentos emergenciais. "É indicado que a pessoa esteja imunizada antes do período de maior circulação do vírus, ou seja, o inverno", finaliza.

O clima seco e frio aumenta a incidência de doenças respiratórias -
O clima seco e frio aumenta a incidência de doenças respiratórias -
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações