Setembro Amarelo, Setembro Verde, Setembro Vermelho e agora Setembro Safira. Você sabe o que significa esta quarta campanha e que tipo de conscientização ela promove? A gente te explica a seguir:
O que é o Setembro Safira?
Setembro Safira é uma campanha de nível nacional criada com o objetivo de incentivar o uso correto e saudável das lentes de contato. O nome foi escolhido porque Safira é uma pedra preciosa que representa sabedoria; portanto, o título reflete a necessidade do conhecimento a respeito do uso correto das lentes de contato.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), apenas em 2023 houve um aumento no número de usuários de lentes de contato no Brasil, que passou de 3 milhões para 3,7 milhões de pessoas, o que reforça a importância da campanha.
Cuidados com as lentes
Ainda assim, apesar do alto número de usuários, a maioria deles não conhece o jeito correto de manusear o acessório e estima-se que 90% cometam algum erro na hora de usar a lente de contato. Alguns cuidados necessários:
- Manter os produtos sempre higienizados, antes e depois de usar as lentes.
- Limpar o estojo onde as lentes são armazenadas.
- Respeitar os prazos do fabricante (se a lente é de uso diário, por exemplo, ela deve ser descartada após 24 horas).
- Escolher boas soluções higienizadoras.
- Não passar muito tempo com o acessório nos olhos.
- Nunca dormir com as lentes.
Riscos do uso incorreto
A médica oftalmologista Claudia Del Claro, que é especialista em Lentes de Contato e membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), cita ainda outros erros comuns que costuma notar entre seus pacientes: muitos molham as lentes na água de chuveiro, piscina ou mar e não tomam cuidado na hora de passar maquiagem.
“As lentes facilitam a aplicação de maquiagem e ajudam a realçar a área dos olhos. Mas é preciso atenção: pequenas quantidades de produtos podem cair entre as lentes e a córnea, por exemplo, provocando lesão nos olhos por conta do atrito repetitivo. Por isso, os cuidados para que essa parceria funcione devem ser redobrados”, alerta a médica.
A lente usada de maneira incorreta pode causar infecções oculares, alergias, conjuntivite e outras alterações como inflamação nos olhos. Em casos mais sérios, a infecção pode até cegar. Por isso o ideal é ter cuidado na hora de manusear o acessório e fazer consultas recorrentes com os médicos oftalmologistas.