O ator Jackson Antunes revelou na última semana que escondeu sua batalha contra um câncer de pâncreas seis anos atrás. A doença tem uma das taxas de sobrevivência mais baixas do que qualquer outro tipo de câncer.
"Não falei para ninguém. Há seis anos, tive um câncer muito forte no pâncreas e fiquei internado um mês. Minha esposa, Cristiana Britto, ficou em um sofazinho comigo durante os 30 dias. Ela pegou uma dor nas costas tão grande que até hoje ela sente e vai sentir o resto da vida", contou Jackson Antunes em entrevista ao "Encontro com Patrícia Poeta".
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é difícil de ser detectada e tem uma natureza bem agressiva. Por isso, a alta taxa de mortalidade. No Brasil, é responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer e causa 5% do total de mortes.
Quais são os sintomas do câncer de pâncreas?
A maior parte dos casos de câncer de pâncreas só apresentam sintomas nas fases mais avançadas da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais de alerta são:
- Icterícia (pele e mucosas amarelas);
- Urina escura (cor de chá preto);
- Cansaço, perda de apetite e de peso;
- Dor em abdômen superior e costas.
Por mais que esses sintomas não estejam ligados com o câncer na maioria das vezes, é sempre importante consultar um médico. Isso porque, no geral, os sintomas do câncer enfrentado por Jackson Antunes incluem: fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, urina escura, olhos e pele de cor amarela, náuseas e dores nas costas.
Fonte: Saúde em Dia