Já imaginou poder contar com um único exercício que trabalha de uma só vez os músculos dos membros inferiores, superiores e ainda por cima ativa o core? Acredite, ele existe: o levantamento terra, também conhecido como deadlift.
Conhecido especialmente nas academias e no universo do powerlifting, esse movimento é considerado central por especialistas tanto na preparação de atletas de alto nível quanto em programas voltados para pessoas que buscam o bem-estar.
Benefícios do levantamento terra
De acordo com o treinador da Smart Fit Guilherme Leme, o fato de o levantamento terra recrutar uma série de músculos simultaneamente, como os paravertebrais, os glúteos, os quadríceps e os isquiotibiais, traz com ele uma série de benefícios que vão muito além da economia do tempo que se gastaria para ativá-los por meio de exercícios monoarticulares.
"Trabalhos multiarticulares, como o 'terra', são os mais eficazes para promover o ganho de força, pois possibilitam um maior incremento de carga. Além disso, há também o fato de que ele aumenta o gasto energético. Isso porque quanto mais músculos envolvidos no exercício, maior é o dispêndio de energia para mobilizá-los com grande eficácia, o que faz com que o 'terra' também seja muito importante em programas que visam o emagrecimento", explica o profissional.
Existem alguns estudos, inclusive, que apontam os benefícios citados acima. Em 2021, por exemplo, um artigo produzido pelo professor da Universidade de New Jersey Nicholas Ratamess constatou a relação direta da execução do levantamento terra com a redução da pressão arterial sanguínea e um maior equilíbrio na produção de insulina pelo organismo.
Como fazer o levantamento terra da forma correta?
Apesar desta boa fama entre especialistas e praticantes avançados, diversos alunos iniciantes e até intermediários tendem a fugir do levantamento terra por considerarem sua execução extremamente complexa, algo que, segundo Leme, se trata de um temor que pode facilmente ser superado com a orientação de um profissional capacitado.
"Eu faço questão de dizer que esse é um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, desde que bem orientado tecnicamente e com progressão pedagógica para o correto aprendizado", garante o profissional.
"É importante observar o correto posicionamento do tronco e do quadril, a altura de saída da barra ou do peso em relação ao solo, postura e adequação da cintura escapular, tipo de pegada e também a trajetória da barra ou do peso ao longo do movimento. Esses são os pontos de partida para uma execução correta e segura", finaliza ele.
Se você ainda tem dúvidas de como fazer da forma certa o levantamento terra, confira a dica do treinador Guilherme Leme no vídeo abaixo!
https://www.youtube.com/shorts/98TpXFvkU0I?feature=share