Lifting facial: associar técnicas é segredo para rejuvenescimento natural

Combinação personalizada de técnicas e procedimentos é o grande segredo para evitar exageros e conquistar um tratamento global

23 nov 2024 - 06h10
Resumo
O lifting facial combina diferentes procedimentos para rejuvenescimento global e natural, incluindo elevação dos supercílios, lifting do pescoço, lipoenxertia e blefaroplastia.
Foto: Reprodução

Grande queridinho entre os entusiastas de cirurgias plásticas, o lifting facial é visto por muitos como um procedimento quase milagroso, capaz de tracionar toda a pele do rosto, da testa até pescoço, solucionando questões como flacidez e rugas por toda a extensão da face. Mas, engana-se quem acredita que o lifting facial consiste em um único procedimento realizado sempre da mesma forma em qualquer paciente. 

“Para conquistarmos um rejuvenescimento global e natural do rosto com o lifting facial, desde o terço superior até o pescoço, geralmente combinamos a realização de diferentes procedimentos, que são escolhidos de acordo com a necessidade de cada paciente”, pontua o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS).

Publicidade

Por exemplo, é extremamente comum que, durante a cirurgia, seja realizada também uma elevação dos supercílios, ou brow lift, para corrigir o envelhecimento do terço superior da face. 

“Trata-se de uma técnica indicada para corrigir a queda dos supercílios, problema que ocorre devido a um enfraquecimento da sustentação da região da testa que faz com que as sobrancelhas, principalmente a região da cauda, desçam para uma posição inferior à normal, conferindo um aspecto triste e envelhecido ao olhar”, afirma o médico. 

Realizado por meio de pequenas incisões dentro do couro cabeludo, o procedimento visa reposicionar músculos, ligamentos e pele da região para promover tração e assim elevar as sobrancelhas e diminuir a flacidez do terço superior. “O resultado é muito natural e as cicatrizes são pequenas e pouco perceptíveis.”

Em grande parte dos casos, o lifting da face é combinado também com o lifting do pescoço por meio de técnicas como o Deep Neck Lift, que é ideal para corrigir flacidez de pescoço e papada. “Esse procedimento é uma excelente estratégia para melhorar significativamente o contorno facial, pois trata todas as camadas do pescoço, inclusive músculos, gordura profunda e glândulas submandibulares que podem ter crescido de tamanho”, afirma Paolo Rubez, que explica que a grande vantagem da técnica está no fato de garantir resultados mais naturais e duradouros.

Outra possibilidade é a realização de uma lipoenxertia na região das maçãs do rosto durante o procedimento. “Realizada com gordura lipoaspirada do próprio paciente que, após ser tratada, é reinjetada no local desejado, a lipoenxertia é uma ótima maneira de repor o volume do rosto perdido com o processo de envelhecimento, o que não conseguimos realizar apenas com o lifting facial”, detalha Paolo, que explica que, com o passar dos anos, o rosto perde gordura, que desempenha um papel fundamental na sustentação da região. “Como resultado dessa perda de gordura, a pele fica mais flácida, os contornos se perdem e surgem rugas e depressões severas. Então, a lipoenxertia ajuda a reverter essa situação”, diz.

Publicidade

Além disso, se há a necessidade de rejuvenescer a área dos olhos, pode ser realizada, durante o procedimento do lifting facial, uma cirurgia de blefaroplastia, que tem como objetivo rejuvenescer a região por meio da retirada do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores. “Em alguns pacientes, podemos realizar também enxerto de gordura para preencher tecidos na região, devolvendo volume e reduzindo depressões, o que torna o resultado da cirurgia mais belo”, afirma o cirurgião plástico. 

E, além de ser indicada para fins estéticos, a blefaroplastia também tem benefícios funcionais, visto que a flacidez excessiva das pálpebras pode atrapalhar a visão de algumas pessoas, então o procedimento é recomendado nesses casos. “E, hoje, os resultados são muito naturais, justamente porque, em vez de simplesmente retirarmos o excesso de pele e gordura na região, adotamos uma abordagem mais conservadora, reposicionando esses tecidos.”

Essas associações de procedimentos durante a cirurgia somam-se às evoluções que a técnica do lifting facial sofreu nos últimos anos para conferir resultados extremamentes naturais, deixando de lado aquele aspecto repuxado característico da cirurgia de anos atrás.  

“Antes, o lifting facial era realizado apenas tracionando a pele. Mas hoje utilizamos técnicas como o Deep Plane Face Lift, que é capaz de reposicionar até a musculatura, com resultados melhores e mais duradouros”, destaca o médico. 

E, em muitos casos, múltiplos procedimentos são realizados durante a cirurgia de lifting facial justamente para proporcionar um tratamento global, de toda a face, conferindo assim um rejuvenescimento muito eficaz, mas ainda extremamente natural. “Por isso, é fundamental passar por uma avaliação com um cirurgião plástico, que poderá realizar um diagnóstico de suas necessidades e indicar a abordagem mais adequada para o seu caso”, finaliza o Paolo Rubez.

Publicidade

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se