As unhas, como diversas outras partes do corpo, podem dar dicas importantes sobre a saúde. As manchas são um bom indicio, já que vários problemas diferentes podem causar manchas nas unhas. De modo geral, as unhas podem ficar manchadas de marrom, preto, roxo, azul, verde ou vermelho.
Saiba mais: Unhas podem mostrar quando algo vai errado no organismo
Manchas comuns
A causa mais comum de manchas nas unhas é o hematoma que surge devido a um trauma, que pode ser muito agudo, como fechar o dedo numa porta, por exemplo; ou crônico: quando usamos sapatos apertados ou praticamos algum esporte de impacto. Essas manchas são arredondadas, acastanhadas, arroxeadas ou enegrecidas, mas tendem a "subir" com o crescimento das unhas, deixando a raiz da unha limpa.
No hematoma, houve um sangramento por lesão do leito da unha (o local onde a placa da unha está apoiada). Pode ser doloroso, no caso do trauma agudo; ou indolor, nos casos crônicos. Esse quadro não tem maior gravidade e o médico deve ser procurado apenas nos casos agudos, acompanhados de dor ou quando existe deformidade da unha.
Sintomas mais graves
No entanto, existem outras manchas que podem significar algo mais grave, como uma infecção e até mesmo um tumor de pele. Quais são os sinais de gravidade?
Manchas Listradas
...
Veja também
Para suas unhas pararem de quebrar, esses alimentos podem ser a solução
Como fazer a unha crescer mais rápido e forte: 7 dicas de uma dermatologista
Vinagre no esmalte e nas unhas funciona mesmo?
Nutracêuticos: o que são e quais os benefícios para pele, cabelos e unhas