A influenciadora digital Mari Maria usou seu perfil no Instagram para compartilhar com seus seguidores a correção da sua agenesia, uma condição na qual um ou mais dentes não se desenvolvem devido a um problema no processo de formação dental durante o desenvolvimento embrionário.
Na publicação, a empresária conta que chegou a pensar em implantar o incisivo lateral do lado esquerdo e sentia que seu rosto tinha uma aparência mais afundada do mesmo lado.
“Eu tinha problema com a minha agenesia. A primeira coisa que as pessoas falavam quando eu dizia que tinha é: ‘O que é isso? Tem cura?’”, disse Mari.
Correção com facetas de porcelana
Em entrevista ao Terra Você, a dentista Ianara Pinho explica que casos como o de Mari Maria são relativamente comuns. Além dos fatores genéticos ou ambientais, a agenesia dentária também pode estar associada a algumas síndromes.
“Quando a agenesia envolve dentes permanentes pode interferir na formação óssea, na mastigação, na fala, no alinhamento dos demais dentes, na estética e na autoestima”, reforça a dentista
Existem diferentes tipos de agenesia dental. Ela pode ocorrer nos dentes temporários, com a ausência de dentes de leite, o que pode afetar o desenvolvimento e o alinhamento dos dentes permanentes subsequentes.
Pode acontecer com os dentes permanentes, como os da influenciadora, em que falta de um ou mais dentes permanentes e é mais comum afetar os dentes molares e incisivos. E, raramente, pode ser total, causando a ausência de todos os dentes.
O tratamento da agenesia dental pode envolver diversas áreas da odontologia e depende do número de dentes ausentes, idade do paciente e impacto na função. No caso de Mari Maria, foram utilizadas as facetas em porcelanas para corrigir essa ausência. As opções podem incluir:
- Próteses dentárias: Utilização de próteses dentárias, como coroas ou pontes, para substituir os dentes ausentes e restaurar a função mastigatória.
- Implantes dentários: Em casos adultos, implantes dentários podem ser uma solução eficaz para substituir dentes ausentes.
- Ortodontia: Tratamentos ortodônticos podem ser necessários para corrigir o alinhamento dos dentes e o fechamento de espaços.
- Monitoramento: Em alguns casos, especialmente se a agenesia é identificada cedo, o tratamento pode ser monitorado e ajustado conforme o desenvolvimento da arcada dentária.
- Tratamento das condições associadas: Se a agenesia está associada a uma síndrome genética ou outra condição, o tratamento pode envolver uma abordagem multidisciplinar com especialistas para gerenciar a condição subjacente.