Médica alerta e corrige os 7 erros mais comuns ao hidratar a pele

Médica Lilian Brasileiro explica como hidratar a pele de forma eficiente e corrige alguns erros

1 jul 2024 - 06h45
Médica alerta e corrige os 7 erros mais comuns ao hidratar a pele
Video Player

Os profissionais na área da saúde são essenciais quando se trata de cuidados com a pele, oferecendo dicas valiosas e práticas sobre como manter uma pele saudável e bem hidratada. Por esse motivo, copiar a rotina skincare da amiga pode não ser uma boa ideia. 

“A hidratação adequada é um dos pilares fundamentais de uma rotina de skincare, independentemente do tipo de pele ou idade, mas muitas pessoas ainda cometem alguns erros nessa etapa que é fundamental para a pele”, explica a médica Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicidade

A especialista explica abaixo os principais erros na hora de hidratar a pele.

Não limpar a pele antes de passar o hidratante

Lembre-se de limpar a sua pele antes de iniciar a rotina de skincare: “A higienização da pele do rosto é um passo importante na rotina de cuidados, pois ajuda a remover sujeira, impurezas e células mortas que podem obstruir os poros e causar problemas como acne e oleosidade excessiva. Além disso, a higienização correta permite que as substâncias hidratantes consigam agir na pele”, explica a Lilian. 

A médica também orienta a frequência recomendável para lavar o rosto: “A higienização da pele do rosto pode variar de acordo com o tipo de pele e as condições ambientais, mas, em geral, é recomendado lavar o rosto duas vezes por dia – uma vez pela manhã e outra à noite.”

Usar os mesmos produtos em rotinas de skincare diurnas e noturnas

Não é recomendável usar os mesmos produtos na sua rotina de skincare do dia para noite (ou vice-versa). O ideal seria que as duas se completassem, como diz a médica: “A combinação dessas rotinas diurna e noturna é fundamental porque cada etapa complementa a outra: a proteção diurna contra danos ambientais prepara a pele para os processos de reparo noturno, resultando em uma pele mais saudável”. 

Publicidade

Segundo Lilian, uma rotina de skincare para começar o dia necessita de texturas mais leves, lembrando sempre do protetor solar, enquanto o creme mais denso fica para a noite.

Deixar de aplicar hidratantes na pele com acne

Mais uma atitude incorreta é ter receio em aplicar os hidratantes na pele com acne. As famosas espinhas acontecem, basicamente, quando bactérias, células mortas e sebo se acumulam, obstruindo os poros. 

“Hidratar a pele com acne é fundamental, pois o hidratante auxilia na reposição e na manutenção da barreira natural de hidratação da pele”, explica a médica. “Além disso, a hidratação faz parte do tratamento da pele com acne, uma vez que os produtos secativos podem estimular algo que chamamos de efeito rebote. Nesse caso, após o ressecamento provocado por um produto, o organismo produz ainda mais oleosidade para compensar e isso acaba piorando a acne.”

Impaciência com os resultados do skincare

É necessário ter paciência e constância ao iniciar o processo de skincare. “Não podemos desanimar e querer um resultado imediato. No caso dos hidratantes, as pessoas geralmente acreditam que sua eficácia é imediata devido à sensação de maciez que proporcionam à pele, perceptível já nos primeiros dias de uso. No entanto, os benefícios do produto nas camadas mais profundas da pele só se manifestam após 30 dias consecutivos de aplicação”, diz a médica. 

Publicidade

Contudo, caso o produto cause alguma irritação na sua pele, pare de usar imediatamente, aconselha a médica.

Passar o hidratante com força excessiva

Não esfregue o hidratante com muita força na pele, isso pode causar irritação e criar uma inflamação desnecessária, especialmente ao redor dos olhos. Lilian Brasileiro ressalta a forma correta de aplicar os hidratantes. 

“Sempre realize movimentos suaves e circulares com as mãos, evitando friccionar a pele com força. Após a limpeza, é recomendado aplicar um hidratante para manter a pele macia e protegida contra a perda de umidade”, explica. 

E ela lembra que massagear a pele torna-a mais receptiva à absorção dos ingredientes dos produtos.

Aplicação de produtos com fragrâncias em pele sensíveis

Não é indicado aplicar produtos com fragrância em pele sensíveis. Um dos atrativos de vários produtos de beleza é seu cheiro, mas não deixe se enganar, produtos com fragrância tem mais chances de irritar e causar alguma alergia em seu rosto. 

“Isso acontece porque cada fragrância envolve diversos ingredientes, com isso, é maior a probabilidade de o componente irritar a sua pele. E não podemos ignorar a lista de ingredientes dos produtos, pois um cosmético sem fragrância pode conter outros ativos que podem causar problemas”, adiciona a médica.

Publicidade

Esquecer o pescoço

O pescoço tem a pele mais fina e sensível em comparação com o rosto. Isso significa que é mais suscetível aos danos causados pelo sol, poluição e outros elementos ambientais. 

“O pescoço é o local onde os sinais de envelhecimento se tornam bastante perceptíveis, muitas vezes antes do rosto. Rugas, linhas finas e flacidez podem se desenvolver nessa área devido à exposição solar e à falta de cuidados adequados”, explica a médica. 

Por isso é importante tratá-lo com a mesma atenção que daria ao rosto. “Isso inclui protetor solar e loção hidratante”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se