Grande nome do forró brasileiro, Xand Avião (42) falou sobre seu diagnóstico de psoríase, uma doença crônica que atinge a pele, pela primeira vez em 2023. Considerada muito comum entre os brasileiros, a condição tem algumas características e sintomas específicos.
Em entrevista à CARAS Brasil, a médica dermatologista Luciana Maluf explica que a doença que atinge Xand Avião acomete igualmente homens e mulheres, e em qualquer idade. "Ela é mais caracterizada por lesões vermelhas e descamativas."
"No cantor, as lesões são no couro cabeludo, que é uma das áreas comuns da psoríase, além disso, ela pode aparecer de algumas formas, como: nos cotovelos, joelhos, tornozelos e em qualquer parte do corpo", acrescenta a especialista.
Xand chegou a alegar que sentia vergonha das lesões e, por um período, não queria receber ninguém em casa. O músico também contou que passou a usar boné para esconder a vermelhidão no couro cabeludo, e que então decidiu procurar tratamento.
Maluf diz que já existem estudos comprovando que a causa para a doença pode ser multifarotial. "Com efeito em diversos genes e algumas implicações podem desencadear a doença como um trauma na pele, infecções e outros. As causas ainda não são bem explicadas, porém, alguns desses fatores acabam desencadeando ou piorando o quadro de quem já tem, como medicamentos e estresse."
SAIBA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA PSORÍASE
A médica explica que um dos principais sintomas é a alteração da pele, que passa a parecer com placas ásperas, espessas e descamativas, podendo ter um fundo vermelho ou não. Além disso, os pacientes passam a sentir muita coceira, e a mudança pode atingir o corpo todo.
"No geral, são simétricas e pode ou não piorar com os fatores mencionados anteriormente", completa. "Uma coisa muito importante que não é muito comentado, é que essas placas acabam estigmatizando as pessoas por acharem que a psoríase é contagiosa, porém, não é."