Médica revela 7 motivos cruciais que impedem o emagrecimento

Resumidamente, o foco é quem dita o ritmo dos resultados na hora de emagrecer

17 ago 2023 - 17h24
(atualizado às 23h00)

Exercícios físicos, sono adequado, alimentação regrada e hidratação em dia são os principais "componentes" do emagrecimento. Porém, muitas pessoas não cumprem com esses critérios e se deixam levar pelas dificuldades diárias. Dessa maneira, com a ajuda da médica endocrinologista Dra. Thais Mussi separamos 7 problemas que impedem o emagrecimento.

Emagrecimento é multifatorial -
Emagrecimento é multifatorial -
Foto: Shutterstock / Sport Life

7 motivos que impedem o emagrecimento

1. Cansaço

A sensação de cansaço persistente pode estar ligada a diversos problemas de saúde, como anemia e síndrome da fadiga crônica. "Essas condições comprometem o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso", relatou Thais.

Publicidade

2. Inchaço e retenção de líquidos

Isso pode estar ligado à insuficiência cardíaca, doença renal ou síndrome pré-menstrual, o que ocasiona um aumento de peso devido ao acúmulo de líquidos no corpo.

3. Diabetes

Dificuldades no controle da glicose, como a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, também estão relacionadas a desafios no emagrecimento já que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

4. Saúde mental comprometida

A depressão e outros transtornos do humor podem interferir na motivação para praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável.

5. Qualidade do sono

"Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia prejudicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal", explicou Mussi.

Publicidade

6. Desregulações hormonais

Podem advir de outras condições médicas, como a SOP (Síndrome do ovário policístico) e disfunções da tireoide. Como consequência, afetam o metabolismo, o apetite e a distribuição de gordura no corpo.

7. Remédios específicos

Medicamentos, como corticosteroides, antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes contribuem para o ganho de peso.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações