Médico aponta alimentos que reduzem o estresse e diminuem o nível de cortisol

Segundo Durval Ribas Filho, frutas, vegetais, alimentos ricos em ômega-3, carne e frango contribuem para a melhoria da saúde

27 out 2023 - 10h05
Alimentos são aliados na redução do estresse e melhora na qualidade de vida
Alimentos são aliados na redução do estresse e melhora na qualidade de vida
Foto: iStock

O estresse é considerado o mal dos tempos atuais. Com tanta correria no trabalho, autocobranças e a rotina diária cada vez mais puxada, fica difícil não se abalar.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em excesso, ela se torna prejudicial para a saúde e pode causar alguns riscos. Pensando nisso, o Terra conversou com médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) que apontou quais são os alimentos que ajudam a reduzir o estresse.

Publicidade

O profissional destaca que tanto o estresse quanto a tensão e a ansiedade estão presentes na vida de quase todas as pessoas.

"O estresse está relacionado a uma situação que provoca nervosismo, tensão, e aí ele se torna um problema crônico quando ele é intenso, quando ele é recorrente. Essa preocupação excessiva, essa angústia, medo, insegurança, faz com que a pessoa libere um dos hormônios que nós chamamos de cortisol, é um hormônio relacionado ao estresse", conta. 

O nutrólogo explica que o cortisol tem muitas funções no nosso organismo: o metabolismo é regulado por ele, controla a pressão arterial, reduz inflamações, tem uma atividade relacionada ao sistema imunológico, ele é um hormônio liberado pelas glândulas supra renais e tem até como função proteção para o nosso organismo. 

"O problema é que ele é saudável a curto prazo, mas quando em excesso, aí sim, ele atua de maneira oposta. E aí, por isso mesmo, para reduzir o estresse, uma boa alimentação pode ser interessante com alimentos que são ricos em vitaminas do complexo B. A carne, o frango, cereais, alimentos ricos em ômega-3, como o abacate, a linhaça, semente de chia, a sardinha, o azeite de oliva extra virgem, a vitamina D também está associada, sintomas de ansiedade", explica.

Publicidade

Frutas e vegetais

Outro grupo de alimentos importantes nessa função de ajudar a reduzir o estresse são as frutas e vegetais. "Quando estamos estressados, os nossos corpos liberam o cortisol e aí então nós temos alguns alimentos que também ajudam a reduzir, mas que são de origem vegetal, como, por exemplo, a banana, e a banana principalmente porque tem o triptofano, mas também tem a melancia, o abacate, as nozes que têm os ácidos graxos monoinsaturados, as berries, de uma maneira geral, quanto mais arroxeado, mais vermelho for, melhor, alimentos fermentados e a semente de chia, como já comentei anteriormente". 

Os alimentos citados pelo profissional têm como função básica favorecer a uma redução na liberação do cortisol, mas também favorece uma liberação do triptofano.

"Que é um precursor da serotonina e que é o chamado hormônio neurotransmissor do prazer, então todos eles em conjunto, reduzindo o cortisol, aumentando a serotonina, certamente vão ter uma atividade muito positiva com relação à diminuição do cortisol", conclui o médico.

Quanto custa o Ozempic? Remédio em alta não é para todos os bolsos Quanto custa o Ozempic? Remédio em alta não é para todos os bolsos

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações