Médico criado por IA viraliza com 'receita' de clareamento dental; é confiável?

Fórmulas caseiras podem causar danos aos dentes; confira o que diz cirurgião dentista real

6 jun 2024 - 05h00
Resumo
Uma receita de um 'médico' virtual viralizou na internet, mas um dentista mineiro alertou que a pasta criada por IA pode ser perigosa e ocasionar danos aos dentes. O melhor caminho para saneamento dos dentes é um profissional qualificado e produtos aprovados pela Anvisa

A receita de um clareamento dental feita por um médico-influenciador criado por IA viralizou na internet e levantou uma discussão ao redor da segurança desse tipo de dicas. O "falso médico", chamado de "doutor Tomás", saiu do ar depois de um curto período de fama, mas a dúvida sobre a confiabilidade do procedimento continuou para muitos.

Perigos do uso de fórmulas caseiras para clarear os dentes
Perigos do uso de fórmulas caseiras para clarear os dentes
Foto: Unsplash / Diana Polekhina

Visualizada quase 2 milhões de vezes, a fórmula do "doutor Tomás" consistia em uma pasta que mistura raspas de casca de banana, suco de limão, sal e creme dental. A receita de sucesso, porém, segundo Adriano Rafael, cirurgião dentista mineiro especialista em cirurgia plástica periodontal, é perigosa e pode causar danos nos dentes de seus usuários.

Publicidade

"Não devemos confiar em fórmulas caseiras para clarear os dentes porque elas frequentemente circulam na internet e redes sociais sem respaldo científico que comprove sua eficácia e segurança", diz. De acordo com o cirurgião, a maioria das receitas caseiras possui composição desconhecida, com ingredientes que podem variar em concentração e pureza, resultando em efeitos imprevisíveis. No caso do vídeo, por exemplo, é aconselhado o uso do limão, um componente ácido que pode prejudicar o dente. 

"Substâncias abrasivas ou ácidas podem desgastar o esmalte dental, tornando os dentes mais suscetíveis a cáries, desgaste dental e sensibilidade", explica Rafael. "Fórmulas caseiras também aumentam o risco de irritação gengival, uma vez que ingredientes inadequados podem causar inflamação e irritação nas gengivas".

Outro problema é a descoloração irregular, onde o clareamento pode ser desigual, resultando em manchas e uma aparência estética insatisfatória. Fora isso, alguns componentes podem desencadear reações alérgicas em indivíduos sensíveis.

"A melhor maneira de realizar o clareamento dental é sob a supervisão de um profissional qualificado dentista", garante Rafael. As opções mais seguras e eficazes incluem o clareamento em consultório ou o clareamento supervisionado em casa, que envolve o uso de moldeiras personalizadas e géis clareadores prescritos pelo dentista. Também é possível encontrar produtos clareadores que possuem aprovação de órgãos reguladores, como a Anvisa.

Publicidade
Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações