O teste é rápido, leva cerca de 5 a 10 minutos e não causa nenhum tipo de desconforto ao paciente
A influenciadora digital fitness Karina Lucco já compartilhou em suas redes sociais ter realizado a bioimpedância. Mas, afinal, o que consiste este exame? Segundo o cardiologista Frankel Brandão (CRM-MG 50.917 e RQE 38.512), pós-graduado em Nutrologia e Medicina do Esporte, esse exame tem o objetivo de analisar toda a composição corporal do paciente, apresentando um diagnóstico em relação à distribuição do peso e descreve a quantidade e porcentagem de massa magra, gordura, água, densidade óssea e outros fatores. Ele destaca que o exame é essencial para a indicação da condição física e pode guiar diferentes tipos de tratamentos.
O médico esclarece que é recomendado ao paciente ficar quatro horas em jejum, evitar a realização de atividades físicas no dia do exame, não consumir bebidas alcoólicas e não passar cremes nas extremidades do corpo, como nas mãos e nos pés. Dessa forma, o risco de qualquer interferência nos resultados diminui bastante. Após este preparo, o indivíduo sobe em uma balança específica. "O aparelho conduz uma baixa corrente elétrica, que percorre todo o corpo, avaliando a densidade corporal de cada tecido. Dessa forma, retorno com os resultados sobre a condição física do paciente", aponta.
Dr. Frankel Brandão - Foto divulgação
Conforme o especialista, a bioimpedância corporal é destinada às pessoas que desejam entender melhor sobre a composição do corpo. O cardiologista lembra, por exemplo, que o exame auxilia em tratamentos de perda de peso, ganho de massa muscular e exercícios físicos. "Para garantir ótimos resultados, é indicado que o exame seja repetido a cada três meses. Isso facilita a evolução do paciente e pode mostrar sugestões em relação a qualquer mudança de rota em planos alimentares, treinos ou tratamentos", finaliza.